logo RCN

Consórcio Machadinho ganha Prêmio LIF de Responsabilidade Social

Consórcio Machadinho

      A Usina foi vencedora na categoria Meio Ambiente por incentivar a produção  de erva-mate da região. O investimento em novo sistema de plantio foi de R$ 420 mil.

O Consórcio Machadinho recebeu na quarta-feira (11) o Prêmio Liberdade, Igualdade, Fraternidade ? LIF de Responsabilidade Social, da Câmara de Comércio França-Brasil São Paulo. O empreendimento foi o vencedor na categoria ?Meio Ambiente?. O diretor geral do Consórcio, Duilio Diniz de Figueiredo, recebeu o troféu.

O Consórcio foi premiado pelo trabalho realizado junto aos produtores de erva-mate da região da Usina. Chamado Sistema Agroflorestal Cambona 4. Um levantamento de atividades feito em 1994 mostrou que em apenas uma propriedade a erva-mate não era produzida. Naquela época, a produção da região não era significativa. Para fortalecer o setor, foi criada a Associação dos Produtores de Erva-Mate. Na mesma época, surgiu o Sistema Agroflorestal Cambona 4, que consiste em plantar erva-mate consorciada com árvores nativas, procurando reconstituir o habitat natural da planta.

O Consórcio Machadinho começou a parceria com os produtores em 2000, quando foram doadas mais de 315 mil mudas de erva-mate e outras espécies nativas.  Além das mudas, a empresa também financiou o mapeamento genético da matriz de erva-mate. Somente nesse projeto ambiental, o Consórcio investiu R$ 420 mil.

Segundo o diretor do Consórcio com a iniciativa, o empreendimento gerou emprego e renda, preservou as espécies nativas e incentivou a agricultura familiar e o desenvolvimento econômico da região. ?Além disso, agora a erva-mate é plantada com outras espécies de árvores nativas, procurando resgatar a vegetação natural das florestas da região da Usina Hidrelétrica Machadinho?, explica Figueiredo.

Após oito anos de investimentos e pesquisas, o sistema, inovador no país nesse segmento, é auto-sustentável e contribui para a reconstrução do habitat natural da erva.

PRODUÇÃO

Atualmente, a indústria de beneficiamento da erva-mate Cambona processa, por mês, 2,3 milhões de quilos do produto e vende 800 mil quilos de erva. São 85 pequenos agricultores que beneficiam a erva na indústria. Com os resultados do projeto, os produtores conseguiram assinar um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O que vai permitir a continuidade dos trabalhos e a expansão do sistema para mais 23 municípios da região. A matéria-prima da Cambona 4 recebeu, nos últimos três anos, um preço 65% superior ao da erva- mate comum da região.

O PRÊMIO

O Prêmio Liberdade, Igualdade, Fraternidade ? LIF foi criado para destacar os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela iniciativa privada e ONGs em todo território nacional. Em sua 7ª edição, a premiação desfruta de maturidade e notoriedade junto às principais lideranças empresariais, governamentais e comunitárias do país.

 

Edison Lima ? Diretor do consórcio Machadinho, Manoel Zaroni
Torres ? Presidente da Tractebel, Duílio Figueiredo ? Diretor Geral do
Consórcio Machadinho, José Carlos Cauduro Minuzzo ? Diretor da
Tractebel, José Magri, gerente de Meio Ambiente da Tractebel Energia.

Anterior

A volta de uma profissional para Capinzal

Próximo

Foto Fofoca

Deixe seu comentário