Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
Conselho da Mulher realiza encontro com detentos
Primeiro módulo do curso ?Multiplicando Cidadania? teve respaldo positivo
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e professores convidados avaliaram a realização do primeiro módulo do projeto “Multiplicando Cidadania - Curso de Formação para Multiplicadores pelo Fim da Violência Doméstica”, nesta quarta-feira, dia 9, pela manhã, com bastante otimismo. Segundo a psicóloga Andréia Knaack, psicóloga da Fabet, que falou sobre Relações interpessoais e gerenciamento de emoções, o tema prendeu a atenção dos 26 detentos participantes. “Percebi o interesse também na participação, quando pedi que falassem alguma coisa. Foi muito gratificante”.
Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Gina Pontes Vilas Boas, trabalhar com os agressores é uma outra visão da violência. “Sempre olhamos a partir do sofrimento das vítimas e isto não é errado. Mas, partindo do olhar sobre o agressor, estamos buscando sua transformação como ser humano. O que, consequentemente, vai beneficiar toda a família”.
Na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, às 8h, novamente a mesma turma vai participar de um encontro com a psicóloga Sônia Maria Hermes Lehmkuhl, que vai tratar sobre a história de vida das pessoas, desenvolvendo ações para o diálogo. “A nossa busca é o rompimento do padrão de violência que existe em cada um”, destacou.
O principal objetivo do projeto, que é pioneiro em Concórdia e região, é dar a oportunidade ao agressor de refletir sobre seus atos. A intenção é melhorar o relacionamento com a família e outras pessoas também através do autocontrole, reduzindo a reincidência da violência doméstica.
Mais seis módulos
“Multiplicando Cidadania” embasa-se no artigo 30, da Lei Maria da Penha, que prevê ações de orientação voltadas à mulher em situação de violência, ao agressor e aos familiares. O conteúdo a ser tratado em mais seis módulos (encontros), com duração de duas horas, tratará ainda da questão de gênero: o que é ser homem e mulher na sociedade atual; a Lei Maria da Penha e a origem da Violência; Saúde sexual e direitos reprodutivos; Família e espiritualidade. Ao final, professores, conselheiras e detentos participarão de uma roda de conversa para troca de experiências.
Deixe seu comentário