logo RCN

Confrontantes contestam Relatório de Impacto Ambiental da PCH Águas de Ouro

Impacto Ambiental da PCH Águas de Ouro

Proprietários de terrenos lindeiros ao futuro lago da PCH Águas de Ouro protocolaram na última quinta-feira, dia 25, no escritório da FATMA, em Joaçaba, um documento sugerindo a impugnação da audiência pública realizada pela autarquia, no último dia 16 de julho, no auditório da Sulcredi, quando foi apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do futuro empreendimento que será construído no Rio do Peixe, entre os municípios de Capinzal e Ouro.

 

Os confrontantes se reuniram na segunda-feira, dia 21, no plenário da Câmara de Vereadores de Ouro, para debater o assunto e definir as estratégias que serão adotadas a partir de agora em relação as indenizações e a outros temas afins com a empresa Águas de Oeste Geração Hidroelétrica S/A, responsável pela edificação da PCH.

 

O documento sugere à FATMA e à empresa concessionária a análise de 10 itens que vão desde a negociação coletiva – e não individual - das terras a serem inundadas, o aluguel – e não a venda - dos terrenos e a remarcação das áreas alagadas.

 

Contrariando o que foi apresentado na audiência pública, os proprietários dos terrenos lindeiros afirmam desconhecer o funcionamento da PCH, contestam a declaração de que área a ser alagada é composta por terrenos de baixo valor e reiteram a necessidade de uma discussão mais aprofundada com sobre o tema.

 

O grupo afirmou que é plenamente favorável a construção da PCH, mas quer garantias que os seus direitos constitucionais serão respeitados.

 

Empreendimento

 

A Pequena Central Hidroelétrica Águas de Ouro deve ser construída no Rio do Peixe, na comunidade de Linha Dambrós, entre os municípios de Capinzal e Ouro, pelo Consórcio Águas de Oeste Geração Hidroelétrica S/A, sediado em Chapecó.

 

Distante seis quilômetros do centro das duas cidades, o empreendimento terá capacidade para produzir energia ara abastecer uma cidade com até 80 mil habitantes.

 

O cronograma prevê o início das obras no segundo semestre de 2015 e o início das operações em 2017.

 

Lançamento: Residencial Harmonia e Residencial Melodia em Campos novos Anterior

Lançamento: Residencial Harmonia e Residencial Melodia em Campos novos

Assinada Ordem de Serviço para construção da nova Creche Cebolinha no Ibicuí. Próximo

Assinada Ordem de Serviço para construção da nova Creche Cebolinha no Ibicuí.

Deixe seu comentário