logo RCN

Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil é realizada em Joaçaba

Conferência

Joaçaba (26-2-2014) – Representantes de 13 municípios participaram, nesta quarta-feira, 26, em Joaçaba, da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Prefeitura de Joaçaba, com o apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

A conferência reuniu prefeitos, vereadores, representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além de coordenadores municipais de Defesa Civil e integrantes de entidades. A solenidade de abertura teve a presença do vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss; da presidente da Ammoc, Gisa Giacomin; da gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, Nelci Trento Bortolini, que no ato representou o secretário regional Ricardo Grando; do coordenador de Defesa Civil da região de Curitibanos, Roberto Adriano Hoper; e de representantes da Unoesc e da Acioc.

A programação teve início com uma palestra ministrada por Amanda Cristina Pires, que é professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e vice-coordenadora do Grupo Coordenado de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Riscos para Emergências e Desastres. Ela falou sobre a temática da conferência: “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”.

O conteúdo abordado pela professora serviu de base para as discussões dos quatro eixos da conferência: Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na Busca de Cidades Resilientes.

Os participantes foram divididos em grupos para os debates e a definição das 10 propostas de princípios e 30 propostas de diretrizes que serão encaminhadas à conferência estadual, nos dias 26 e 27 de março, em Lages. Dez delegados representam a região no evento, que precede a conferência nacional, de 27 a 30 de maio, em Brasília.

 

Anterior

Inscrições para Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem encerram no próximo sábado

Prefeitura de Piratuba repassa recursos para APAE Próximo

Prefeitura de Piratuba repassa recursos para APAE

Deixe seu comentário