logo RCN

Comitiva da região da Ammoc vai ao TRF4

Comitiva da região da Ammoc vai ao TRF4 para ressaltar importância da implantação da 2ª Vara da Justiça Federal em Joaçaba

 

Joaçaba - O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Tadaaqui Hirose, recebeu nesta tarde (10/9) a visita de representantes da região da Ammoc que entregou o documento assinado pelos representantes das entidades apoiadoras e pelos prefeitos reforçando a necessidade de instalação de uma segunda vara da Justiça Federal no município.

                “Joaçaba é uma cidade que conta com uma boa estrutura: órgãos federais e estaduais instalados, uma grande universidade e oferece uma excelente qualidade de vida para os seus cidadãos. Mas é preciso reforçar que é fundamental para a comunidade a manutenção da instalação da 2ª Vara Federal”. Este foi o pleito do prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, que estava na comitiva liderada pelo presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Nelson Guindani.   Também integram a comitiva o prefeito de Luzerna Moises Diersmann, o secretário executivo da Associação Odovir Foiato, o representante da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Odivan Cargnin e o representante da Subseção de Joaçaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Brustolin.

                  “A cidade de Joaçaba e a região do seu entorno tem um grande potencial de crescimento, por isso viemos apresentar ao TRF4 a efetiva demanda existente da nossa comunidade pela segunda vara”, declarou Carlos Brustolin. O município  de Joaçaba atualmente conta com uma Vara Federal e Juizado Especial Federal (JEF), instalada em 1987.

                Guindani destacou a boa receptividade por parte do desembargador e acredita que o pleito seja atendido. “Não é uma luta de apenas um município, mas de toda uma região e acreditamos que a resposta será positiva. As lideranças regionais nunca se furtaram de buscar a 2ª Vara da Justiça Federal para Joaçaba e esta união com certeza fará a diferença”.

             O desembargador Hirose afirmou que o pedido será analisado pelo tribunal. “Vamos estudar com atenção essa manutenção, principalmente os seus aspectos técnicos. Assumi o TRF há dois meses e vou dar continuidade aos projetos de incentivo à crescente interiorização da Justiça Federal”, salientou. O juiz federal auxiliar da Presidência, Eduardo Tonetto Picarelli também estive presente no encontro.

 

Justiça Federal

                                 O Movimento é apoiado por mais de 30 instituições.  Apesar de já ter sido confirmada a implantação da 2ª Vara da Justiça Federal em Joaçaba para 2014, de acordo com a juíza federal de Joaçaba Ana Cristina Monteiro, um fato trouxe preocupação. A vara confirmada para Florianópolis foi transferida para Joinville, por isso a necessidade de mobilização constante das lideranças regionais. A última resolução do Conselho Federal de Justiça, de número 102, estabelece um cronograma de novas varas e a de Joaçaba foi incluída para o ano que vem. Um levantamento mostrou que existem protocolados na unidade 8.796 processos, sendo que 4.177 estão em tramitação, 2.121 nas turmas e outros 2.498 suspensos. A vinda de uma 2ª Vara contribuirá de forma significativa para atender a demanda com maior agilidade. Serão designados mais 2 juízes e pelo menos 14  servidores. Os móveis para a nova unidade já foram adquiridos restando agora alguns trâmites burocráticos. O documento assinado pelos representantes das entidades apoiadoras e pelos prefeitos também será encaminhado ao ministro Félix Fischer presidente do Conselho de Justiça Federal em Brasília (DF).

 

Diretoria da ACIRP realiza encontro mensal nesta quarta-feira Anterior

Diretoria da ACIRP realiza encontro mensal nesta quarta-feira

G. Laffitte lança loteamento em Santa Tereza do Oeste (PR) Próximo

G. Laffitte lança loteamento em Santa Tereza do Oeste (PR)

Deixe seu comentário