logo RCN

CHEGOU O DIA ESPECIALMENTE DELA...

  • - Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga.

Artigo

      Leitor(a), quando falo dela, nesta data querida, setembrina, penso verde, choro verde, sorrio verde, vivo verde! É ela que compõe nossas verdejantes matas, que purifica nosso ar, que dá frutos, que dá abrigo, sombra, o teto que te agasalha...  É ela: a árvore.

      Chegou o dia especialmente dela que      embala rimas poéticas, que embeleza o mundo, que vivifica o Planeta Terra. Sacia famintos, é o sombrear do caminhos longos sob sol ardente, é sombrinha e guarda-chuva, é berço e caixa póstuma, seus atributos vão além das palavras... Entremeia o aconchego, o cuidado, o apreço, o deleite da beleza naturaL, o folgar de chupar a fruta no pé.

      ...Dos louvores poéticos trago à lembrança árvores da vivência, da escrevivência, da leitura, dos saberes escolares, cotidianos, formais e informais, aqui ilustro alguns:

"Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá", é pitoresco brasileiro poema da terra dizer que: "as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá." (Gonçalves Dias-) ... No exílio o sabor da Pátria querida em clima tropical onde cá tem coisas sem igual!

      ..."Da laranja quero um gomo, do limão quero um pedaço, da morena, loira ou mulata, quero um abraço.

(...)

      Quando Deus fez o mundo, criou primeiro a terra e separou as águas, depois presenteou ambas com espécies vivas, animais e vegetais e diz uma lenda, que a primeira árvore que criou grande e forte foi o frondoso Baobá.

Ele nasceu junto às águas tranquilas de um rio cristalino, onde podia ver seu crescimento, sua majestade natural refletida nas águas mansas. Pode acompanhar seu viço e plantas que nasciam ao redor.

      Num belo dia, o forte Baobá estremeceu... Acontece que o tempo passou e Deus criou também o homem e sua companheira, que juntos povoaram a terra, e naquele dia um homem veio com um machado rudimentar e clacc ... clacc... clacc... Creck! Creck!!!... Foiiii laaaascando o baobá que deitou seus ramos ao chão1111

      ...O mundo, agora povoado de homenzinhos ganhou a missão de abriga-los, saciá-los...

      Depois chegou o progresso, a avareza, a ganância, a arrogância de uma exploração insustentável, que trouxe destruição ambiental da flora e da fauna... Destruído também o habitat natural dos animais nas pegadas do bicho homem na insustentável exploração da Terra, nossa casa comum.

      A poluição, o desmatamento, as queimadas, a devastação global das florestas, a produção desenfreada de lixo numa sociedade consumista e amesquinhada nos bens de consumo passageiros, nos destinos incertos dos lixos produzidos na era altamente informatizada, tecnológica...

      Pare...Pense... Plante a árvore de setembro, usufrua dela em todos os dias dos anos, meses e dias vindouros e louve a vida todos os dias vividos nesta tela natural sem preço que desvenda-se aos olhos ecológicos... preservadores, conscientes: a natureza bela em melodiosa aquarela a pintar vida!

"...Deixe para seus filhos e netos a sombra de uma árvore e o deguste da fruta ao pé"... O que faltar ela dá!

P. S.

       Plante uma Árvore e enquanto isto admire-as ao seu redor, percebendo os diferentes verdes das espécies circundantes... Não é Picasso, não é Van Gogh, mas ... É  Deus que criou a tela mais bela e singela!

 

     

Hust capacita líderes dos setores Anterior

Hust capacita líderes dos setores

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO I I Próximo

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO I I

Deixe seu comentário