Celso Ramos terá um local para industrializar os alimentos
Celso Ramos
Celso Ramos ? Esta em fase de acabamento as instalações da indústria de conservas no Município de Celso Ramos. Localizada na comunidade de Caravágio, a cooperativa poderá industrializar em torno de 2, 5 mil vidros de conservas por dia, inicialmente. Porém, a capacidade pode atingir cerca de 6 mil vidros no topo da produção.
A sede da cooperativa Agro-industrial Nascente do Rio Uruguai, está sendo construída por meio da parceria envolvendo a Enercan, Sebrae e os 21 produtores associados. Um investimento de aproximadamente R$ 155 mil, fornecidos pela empresa que administra a Usina Hidrelétrica Campos Novos, através do fundo de desenvolvimento rural. Os associados responderam com contra-partida de 30% desse valor. Por outro lado, o Sebrae, foi responsável pela elaboração do projeto e condução de todo o processo burocrático.
A obra terá 320 metros de área construída, contendo várias salas, onde os produtos serão preparados e embalados conforme a exigência sanitária. ?tudo segue os padrões exigidos pela vigilância sanitária?, disse o presidente da associação Ildo Pelozatto, popularmente conhecido por Borges.
Segundo ele, se trata de um sonho que ora está prestes de se tornar realidade. ?É uma conquista imensamente importante para todos nós?, salientou o produtor rural, afirmando ainda que a indústria vai fazer com que os agricultores tenham melhor lucratividade no momento da comercialização de seus produtos. ?agora os alimentos saem daqui industrializados, ao invés da venda in-natura e isso gera mais renda nas propriedades?, ressaltou.
Pepino, beterraba, cebola, cenoura e couve-flor, serão alguns dos produtos industrializados no local. A marca Coper Lagos, estampada nas embalagens, poderá ser encontrada em breve nos supermercados e outros pontos de venda da região.
O empreendimento que deve ser inaugurado em meados de dezembro, além melhorar a rentabilidade dos agricultores, vai gerar empregos no Município. ?serão contratados em torno de oito funcionários, sem contar que mais trinta ou quarenta pessoas estarão trabalhando indiretamente para a cooperativa?, afirmou Borges.
O Município de Celso Ramos possui um grande número de produtores de hortaliças e verduras. Eles partiram para estas culturas, após estarem decepcionados com o tradicional feijão e milho.
Atualmente a maioria deles entregam a produção para a empresa Hemmer de Blumenau.
Deixe seu comentário