Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
Capinzal: Campanha Nacional de Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira, 7, em todas as cidades catarinenses. A primeira fase da mobilização segue até 25 de outubro e serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D será em 19 de outubro.
Na primeira etapa da campanha é fundamental que pais ou responsáveis levem os filhos as salas de vacinação disponíveis no município com a carteira de vacinação, para avaliação e aplicação da dose, quando necessário.
Atenção especial deve ser dada às crianças de 6 a 11 meses de idade porque essas crianças ainda não têm nenhuma dose da vacina contra o sarampo. Esta dose foi inserida no calendário de vacinação no mês de agosto devido ao surto da doença, e porque essas crianças menores de 1 ano podem ter complicações mais graves.
Apesar de não participarem da campanha neste momento, adultos com idade até anos é fundamental que verifiquem a situação vacinal. Pessoas até 29 anos devem ter duas doses da vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 anos devem ter 1 dose da vacina. Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é comparecer em uma sala de vacinação.
Casos de sarampo em Santa Catarina
Neste ano, até o dia 29 de setembro, foram confirmados 26 casos importados (de outros estados) de sarampo em Santa Catarina, além de 34 que estão em investigação ou reteste,
Sarampo
É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.
Os principais sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. A pessoa que apresentar esses sintomas deve procurar o serviço de saúde com a máxima urgência. O sarampo pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte.
Deixe seu comentário