logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão Ordinária do dia 22 de abril de 2008

       Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior; Leitura dos expedientes recebidos e expedidos;

Pauta do dia:

Discussão Votação e Aprovação do Processo N° PCP-07/00077138 sobre as contas do exercício de 2006 do município de Zortéa conforme solicitação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Processo aprovado por (7) sete votos favoráveis, um contra e um branco.

 

Projeto de lei do Legislativo:

001/2008: Denomina nome de Rua: Delmo Dalapria a Rua até então denominada N° 121 no Bairro Imigrantes.

Palavra Livre:

Maria Roseli Susin: Pediu para o executivo para fazer a reforma na ponte da Rua Artur Santos onde está danificada e sem proteção podendo ocasionar sérios problemas. Comentou a respeito dos ciganos que há varias reclamações por parte das pessoas que moram aos arredores do local pelo mau cheiro e estados do mesmo, sugerindo para que seja cercado o local com arame, para que na próxima vez que vierem para o município saberem que naquele lugar tem dono e que não é permitida a entrada dos mesmos. Enalteceu o projeto do vereador João Reginaldo Cesa para denominar o nome da Rua Delmo Dalapria, pois foi uma homenagem a uma pessoa merecida onde foi um grande trabalhador na firma Zortéa.

Rosane Infeld: Pediu para que sejam bem mais sinalizadas e iluminadas as pontes em nosso município, pois também cobrou para que sejam demarcadas e sinalizadas as ruas asfaltadas. Falou que recebeu um oficio do Deputado Onofre em atendimento a moção de repúdio a qual foi expedida em nome dos pecuaristas, onde o Deputado fez intercessão aos órgãos competentes com vista de estipulação de novos prazos, onde a vereadora agradeceu a atenção do Deputado Onofre em nome dos pecuaristas do município. Pediu para que a secretaria de obras faça a limpeza na margem da rua na entrada que da o acesso ao município, pois tem vários lixos na rua.

Claudemir Fabiano: Pediu para a secretaria de obras para fazer o cascalhamento na Rua Tancredo Neves onde da o acesso à residência do vereador, pois esta sendo muito difícil para as pessoas que vão para seu trabalho, também para que seja feita a revisão em todas as ruas em nosso município, pois há varias bocas de lobo danificadas. Cobrou para que sejam repostas as luminárias no Bairro Água Santa, onde o problema ainda não foi solucionado e que é de muita importância.

Ademir Shimit: Comentou quanto ao estado que se encontram as bocas de lobo em nosso município, sugeriu para o executivo instituir uma comissão que obtenha pessoas que entendam sobre o assunto para que as obras sejam bem feitas, pois no Bairro Água Santa as mesmas foram construídas por várias firmas, mas ainda continuam sendo danificas por mal estados e por não terem sido bem construídas, pois o vereador esta a disposição para o que for necessário.

João Reginaldo Cesa: Comentou não ter conhecimento até o momento se já foi iniciado o Processo de Licitação para construção de abrigos para passageiros no bairro Imigrantes e em algumas comunidades do interior, pediu para que estas providências sejam tomadas com urgência por parte do executivo. Cobrou mais uma vez a pintura das faixas indicativas nas ruas da cidade especialmente próximas a rótula. Parabenizou a direção de professores, alunos e demais organizadores pela realização da primeira Gincafest promovido no dia 21 de abril de 2008 pela Escola Estadual Major Cipriano Rodrigues de Almeida.

Aldivo Surdi: Pediu para o órgão responsável para fazer o melhoramento nas ruas no Bairro Água Santa onde as pessoas passam todos os dias para trabalhar, e também para que sejam repostas as luminárias nas ruas onde não estão iluminadas. Mostrou sua preocupação quanto ao problema que a obra da Estação de tratamento poderá trazer para o município. Comentou que não poderá se fazer presente na reunião pelos sanitaristas da Sanatel.

Paulo Francescki: Pediu para o órgão responsável para colocar umas lâmpadas de iluminação sobre a ponte que da o acesso a SC 458, para obter uma melhor visibilidade para os condutores dos veículos no período noturno, tendo em vista que a mesma tem um trafico de animais silvestres, podendo ocasionar sérios problemas e danos materiais para esses condutores por falta dessa iluminação. Cobrou esclarecimentos da legalidade dos ciganos em nosso município, pois os mesmos têm seus deveres com a higiene e com o estado do local que não estão cumprindo. Comentou que as ruas do nosso município estão sendo bem sinalizadas, pois acredita que a administração deveria se preocupar em arrumar as bocas de lobo e as ruas não pavimentadas para dar condições as pessoas que vão todos os dias para o trabalho e que diariamente passam por estas dificuldades. Falou que a assessoria jurídica fez um bom trabalho a respeito da brincagem do gado, mas que foi no sentido de defender a CIDASC e não o pequeno produtor que esta lutando pelos seus direitos para retardar ou não se impor a essa brincagem do gado, também pediu para os órgãos públicos ajudarem nessa ação dos mesmos sobre a brincagem bovina. Falou que nesse dia 02 de maio estarão reunidos com os produtores para mais uma reunião sobre o assunto.

Délcio Biavati: Enalteceu o projeto de lei 001/2008 do Legislativo para denominar o nome da Rua Delmo Dalapria. Reforçou o pedido do vereador João Reginaldo para a construção de uma guarita para passageiros no Bairro Imigrantes, pois essa indicação já tinha sido feita pelo vereador Délcio em anos anteriores. Pediu ao executivo para tomar providências para a construção de passeios na Rua Artur Santos no Bairro Andorinhas. Enalteceu a emenda parlamentar do Deputado Celso Maldaner, onde a mesma foi obtida pelo vice-prefeito Roberto Menegaz em sua viagem a Brasília, sendo que os valores quando liberados deverão ser utilizados na pavimentação de ruas, agradeceu aos vereadores e a população que colaboraram para elegerem o Deputado Maldaner, pois mostrou que é uma pessoa séria que está cumprindo com sua palavra e ajudando o município.  Comentou que no dia 10 de abril esteve acompanhando prefeito em exercício Roberto Menegaz em Concórdia numa reunião com a diretoria da Copérdia, onde a administração municipal emitiu um oficio convidando para que a mesma instalasse uma filial no município de Zortéa. Falou que achou muito estranho o comentário de alguns vereadores sobre a sua diária para se deslocar até a cidade de Xanxerê a convite do executivo para esta reunião, pois sempre foi favorável a diária para os vereadores para adquirirem conhecimentos em cursos ou representar o município em eventos oficiais, até porque no passado vereadores do Legislativo se deslocaram para Brasília em uma marcha que era somente para o executivo usando o dinheiro público e o vereador não foi contra, porém diz: Se todos os problemas do município forem por causa dessa diária o mesmo vai devolver para a administração municipal, mas que devem se resolver todos os problemas do município como, por exemplo, a iluminação ao redor da igreja, o centro comunitário que ainda não foi construído nas comunidades de Pouso-Alto e no Raso, a cobertura e a falta de alguns medicamentos no posto de saúde.

A presidente.  Falou que neste dia 23 de abril as 13:30 horas o engenheiro sanitarista da empresa Sanatel  estará na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a obra da Estação de Tratamento.   Convocou os nobres pares para a sessão ordinária do dia 06 de maio de 2008 às 19:00 horas.

 

 

 

Anterior

Festa do associado Sindicadezal

Próximo

Seminário Regional de Formação

Deixe seu comentário