logo RCN

Brincagem de bovinos em Lacerdópolis

Cidasc de Joaçaba

      O médico veterinário da Cidasc de Joaçaba, Vitor Detoni, esteve em Lacerdópolis, terça-feira, 27 de maio, iniciando os serviços de brincagem dos bovinos. A colocação dos birincos visa controlar a movimentação dos animais e possibilita impedir a circulação daqueles bovinos doentes, desde que todos sejam identificados. O segundo objetivo é a segurança alimentar, abrange saber o que esses animais comem e onde eles se encontram, ainda é constatado caso estejam ingerindo antibiótico inadequadamente.

A colocação dos brincos é o cartão de identificação do animal, sob determinado número, portanto, qualquer dúvida que se tenha, vão atrás através do rastreamento. Em Santa Catarina a última categoria de grande produção que faltava montar o controle dos bovinos, pois as integradoras de suínos já fazem o sistema por lote.  Aves e bovinos em breve também poderão controlar os produtos industrializados através da embalagem, inserida a propriedade de origem evitando o risco de consumo, a exemplo do que já é praticado na Europa e em SC é o primeiro Estado brasileiro que está implantando este sistema, conseqüentemente, a produção terá mais valor e qualidade reconhecida.

A implantação da brincagem tem amparo legal do Estado de SC, tendo o direito de prender o caminhão que por ventura transportar animais em desacordo com as exigências, ainda aplicação de multa e até chegar ao sacrifício sanitário sem direito a indenização ao proprietário. Faz parte da legislação vigente, onde a mão-de-obra do agricultor é pegar os brincos na Cidasc e colocar na orelha do animal, no entanto, a cada movimentação deve comunicar para que seja feita a documentação necessária para o devido controle desse sistema.

A Prefeitura de Lacerdópolis através da Secretaria Municipal de Agricultura é parceira da Cidasc, inclusive a prefeita mostra maior interesse na concretização deste trabalho, pois os municípios que saírem na frente ganhará em valorização e maior segurança sanitária. Sem apoio das prefeituras os serviços ficam difíceis de sair, pois a estrutura do Estado é pequena, portanto, com a ajuda dos municípios resulta na agilidade e fica fácil contato com os agricultores (empresários rurais).

Anterior

Dança: Atividade é destaque em Ipira

Próximo

Poder Legislativo

Deixe seu comentário