logo RCN

Binde condena poluição das águas do Rio do Peixe

Binde condena a poluição das águas do Rio do Peixe

O cidadão capinzalense, Sr. Aldair da Silva ? o Binde, aposentado de direito e de fato, recentemente exercia a profissão de motorista de caminhão, no transporte de aves viva, o qual era proprietário de uma empresa de transportes.

Binde foi destaque na vida política, eleito por três mandatos consecutivos como Vereador, nas administrações dos prefeitos Celso Farina (seis anos), de Hilton Pedro Paggi (quatro anos) e Irineu José Maestri (quatro anos), totalizando 14 anos como representante dos munícipes na Câmara Municipal.

Dentro de suas atuações no Poder Legislativo de Capinzal, destacamos no ano de 1983 em que solicitou e foi aprovado o encaminhamento de ofício ao Governador do Estado de Santa Catarina, Pedro Ivo Campos, ainda para todos os municípios que fazem margem ao Rio do Peixe ou tenham afluentes que desembocam ao mencionado rio, objetivando a despoluição. Prova disto, em 1983, quando Enio do Jornal O Tempo era representante do Jornal O Vale de Joaçaba, foi fotografado Binde na Vila São José, no município coirmão de Capinzal (Ouro), sendo que ele pegava e mostrava a espuma que descia pelas águas do Rio do Peixe, proveniente da poluição provocada por empresas e indústrias situadas a rio acima, ou seja, causada por outros municípios.

A luta de Binde para a despoluição do Rio do Peixe iniciou através de seu pai, o qual lhe solicitou que fizesse alguma coisa para salvar as águas, levando em conta que seu filho ocupava uma cadeira do Legislativo. Alcino José da Silva, pai de Binde, era ferroviário aposentado, portanto, sempre estava visualizando o Rio do Peixe já que prestava serviços diários na rede ferroviária.     

Na época, a luta de Binde foi atendida, e jamais foi visto espuma no leito do Rio do Peixe, portanto, ele saiu na frente na defesa deste curso de água natural.

Nós, capinzalenses, devemos sentir orgulho e satisfação em saber que Binde foi um Vereador preocupado com a preservação do meio ambiente, para tanto, sugeriu ações e foi atendido. O que Binde solicitou no passado, atualmente em outras palavras a Revitalização do Rio do Peixe está sendo desenvolvida através de ações de Políticas Públicas definidas para os recursos hídricos do Meio Oeste, liderados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Mesorregional de Joaçaba, juntamente com o Comitê do Rio do Peixe e auxiliados pela Unoesc.

Nós, meios de comunicação, primeiro devemos dar valor para nossa gente e nossa terra, depois sim, oportunizar a vez a outros centros e comunidades. Falávamos isto, pois se atualmente muita gente está em defesa de melhor ?saúde? para o Rio do Peixe, devemos lembrar de Binde quando Vereador oficializou a sua preocupação, além disto, hoje, mesmo fora da Câmara Municipal, ao ir pescar, sempre que encontra lixo à margem do rio coloca num saco e traz para a cidade e coloca no lixo para ter um destino adequado, o que evita a degradação do meio ambiente.

Conforme Binde, o importante não é somente repovoar com peixes o rio, mas plantar várias mudas de árvores nas margens do mesmo, ainda o principal é que seja reposta a mata ciliar nos seus afluentes, caso contrário o nível de água se manterá raso ou quase seco. Também é importante, que os empresários, industríarios e a população de uma forma geral não faça do rio um local para depositar coisas inservíveis (lixo diverso). O mais importante, coisa pouco fomentada, é a necessidade de cada município dispor de tratamento de esgoto, no caso de Capinzal, sendo uma atribuição ao Poder Público através do SIMAE ? Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto, além disto, deve existir fiscalização sanitária para evitar que sanitárias, águas utilizadas para lavar louças e roupas tenham como destino direto aos rios e riachos. 

Binde cumpriu de forma dignificante o seu mandato como Vereador, porém, não conseguiu se eleger para o quarto mandato consecutivo, mas quando vereador lutava pelo povo, dando como exemplo suas brigas na tentativa de viabilizar atendimento de saúde, de infra-estrutura pública, enfim, estava dia e noite do lado do povo. Lamentavelmente, quando perdeu sua quarta eleição, teve quem nunca conseguiu ser bem sucedido num pleito eleitoral, procurou distorcer os fatos, largando cartas anônimas falando de mal para pior de Binde, mas como o ex-vereador é pessoa de bem e teve serviços prestados, o tempo passou e a população pode ver como este Capinzalense foi injustiçado.

Binde sofre na carne os abusos cometidos contra o indefeso Rio do Peixe, sendo que ele alerta: ?O rio não leva nada, e sim, devolve tudo aquilo que se atira dentro dele?.

 

 

Binde homem de fibra, simples e de bons princípios
Anterior

Escola Especial Wanda Meyer em ritmo de Carnaval

Próximo

LHS se surpreende com o carnaval de Joaçaba

Deixe seu comentário