Ator de Cidade dos Homens
Participa de Circuito de Cinema em Capinzal
O ator Eduardo BR, intérprete do personagem Nefasto, em Cidade dos Homens, participou do circuito ?Cinema em Movimento ? Ciclo de Exibições e Debates?, realizado em Capinzal, a partir de 30 de junho. O projeto é patrocinado pela Perdigão, que opera na Unidade Industrial Capinzal Aves ? UICA no abate e processamento.
Capinzal é a primeira cidade de Santa Catarina, entre oito municípios do interior do Brasil, a ser beneficiada com o circuito. A programação começou no dia 30 de junho e prossegue até o dia 04 de julho.
Durante os cinco dias de programação, serão realizadas 15 sessões gratuitas de filmes e documentários da mais recente produção nacional. Entre eles estão Tropa de Elite, Meninas, Cidade dos Homens, Pro dia Nascer Feliz, Proibido Proibir, Turma da Mônica e Amazônia.
Ao final de cada sessão, serão organizados debates com os presentes e convidados (formadores de opinião e profissionais especializados, entre outros) sobre a questão enfocada no filme. Em Capinzal, o ator Eduardo BR, foi um dos debatedores na sessão da quarta-feira (02/07), às 19h30, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.
CINEMA PARA TODOS
O objetivo da Perdigão com este projeto, produzido pela MPC & Associados com benefícios da Lei Rouanet, é interiorizar aspectos culturais, criando um espaço de reflexão, mobilizando debates e utilizando os filmes brasileiros como ferramentas para a educação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã.
A iniciativa visa também democratizar o acesso ao cinema brasileiro pelas populações excluídas das salas de cinema, seja por motivos econômicos ou geográficos ? atualmente, apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas de cinema. Por ser um espaço de ampla comunicabilidade, em toda sessão do projeto será exibida uma campanha de preservação do meio-ambiente produzida pela ONG W.W.F. Brasil.
Fazem parte do circuito sessões direcionadas exclusivamente aos alunos de escolas públicas, acompanhadas pelos professores, que recebem do Cinema em Movimento capacitação e material pedagógico sobre temas tratados nos filmes exibidos. Também são promovidas sessões noturnas, destinada à comunidade em geral. Nas oito cidades em que será desenvolvido, o projeto deverá atingir um público de 35 mil pessoas.
COMO FUNCIONA
No total, o projeto Cinema em Movimento realizará 120 sessões de cinema em municípios da Região Sul e da Região Centro-Oeste entre os meses de junho e agosto. Para possibilitar a projeção dos filmes, a equipe do projeto monta um cinema na cidade, em um espaço previamente escolhido, que pode ser um auditório, um clube ou uma quadra, por exemplo, dependendo das disponibilidades locais.
A estrutura de projeção é composta por uma tela de cinema, medindo 3,65 m x 2,74 m, e equipamento de som e imagem com qualidade digital. A programação será realizada de segunda a sexta-feira. A cada dia, são exibidas duas sessões diurnas e uma noturna. Durante o dia, as sessões serão reservadas aos alunos de escolas da rede pública e as da noite abertas a toda comunidade. Além da equipe fixa da MPC & Associados, o projeto contrata mão-de-obra local.
As senhas são distribuídas no local do evento, uma hora antes do início da sessão gratuita.
Perdigão levando cultura através do cinema.
Deixe seu comentário