logo RCN

Ator de Cidade dos Homens

Participa de Circuito de Cinema em Capinzal

Objetivo do projeto, promovido pela Perdigão, é democratizar o acesso a salas de projeção e utilizar filmes brasileiros como ferramentas educacionais

 

O ator Eduardo BR, intérprete do personagem Nefasto, em Cidade dos Homens, participou do circuito ?Cinema em Movimento ? Ciclo de Exibições e Debates?, realizado em Capinzal, a partir de 30 de junho. O projeto é patrocinado pela Perdigão, que opera na Unidade Industrial Capinzal Aves ? UICA no abate e processamento.

Capinzal é a primeira cidade de Santa Catarina, entre oito municípios do interior do Brasil, a ser beneficiada com o circuito. A programação começou no dia 30 de junho e prossegue até o dia 04 de julho.

Durante os cinco dias de programação, serão realizadas 15 sessões gratuitas de filmes e documentários da mais recente produção nacional. Entre eles estão Tropa de Elite, Meninas, Cidade dos Homens, Pro dia Nascer Feliz, Proibido Proibir, Turma da Mônica e Amazônia.

Ao final de cada sessão, serão organizados debates com os presentes e convidados (formadores de opinião e profissionais especializados, entre outros) sobre a questão enfocada no filme. Em Capinzal, o ator Eduardo BR, foi um dos debatedores na sessão da quarta-feira (02/07), às 19h30, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

 

CINEMA PARA TODOS 

O objetivo da Perdigão com este projeto, produzido pela MPC & Associados com benefícios da Lei Rouanet, é interiorizar aspectos culturais, criando um espaço de reflexão, mobilizando debates e utilizando os filmes brasileiros como ferramentas para a educação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã.

A iniciativa visa também democratizar o acesso ao cinema brasileiro pelas populações excluídas das salas de cinema, seja por motivos econômicos ou geográficos ? atualmente, apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas de cinema. Por ser um espaço de ampla comunicabilidade, em toda sessão do projeto será exibida uma campanha de preservação do meio-ambiente produzida pela ONG W.W.F. Brasil.

Fazem parte do circuito sessões direcionadas exclusivamente aos alunos de escolas públicas, acompanhadas pelos professores, que recebem do Cinema em Movimento capacitação e material pedagógico sobre temas tratados nos filmes exibidos. Também são promovidas sessões noturnas, destinada à comunidade em geral. Nas oito cidades em que será desenvolvido, o projeto deverá atingir um público de 35 mil pessoas.

 

COMO FUNCIONA

No total, o projeto Cinema em Movimento realizará 120 sessões de cinema em municípios da Região Sul e da Região Centro-Oeste entre os meses de junho e agosto. Para possibilitar a projeção dos filmes, a equipe do projeto monta um cinema na cidade, em um espaço previamente escolhido, que pode ser um auditório, um clube ou uma quadra, por exemplo, dependendo das disponibilidades locais.

A estrutura de projeção é composta por uma tela de cinema, medindo 3,65 m x 2,74 m, e equipamento de som e imagem com qualidade digital.  A programação será realizada de segunda a sexta-feira. A cada dia, são exibidas duas sessões diurnas e uma noturna. Durante o dia, as sessões serão reservadas aos alunos de escolas da rede pública e as da noite abertas a toda comunidade. Além da equipe fixa da MPC & Associados, o projeto contrata mão-de-obra local.

As senhas são distribuídas no local do evento, uma hora antes do início da sessão gratuita.

 

 

Perdigão levando cultura através do cinema.

Anterior

Educação

Próximo

Mulheres participam de Curso na Microbacia Rio Doze Passos

Deixe seu comentário