logo RCN

Ato de crueldade e covardia: uns abandonaram e sabe lá quem matou alguns gatos

  • - Senhora chora a morte de mais um gatinho, sendo ainda filhote.

Ato de crueldade e covardia: uns abandonaram e sabe lá quem matou alguns gatos, no entanto, Idosa está desamparada para cuidar de tantos animais domésticos

 

 

Na coluna Ligeirinho (Fique por dentro - recado da comunidade), da edição 1.306, de 14/04/2017, foi assim descrito: DESCASO: Senhora doente cuida de gatos e cachorros deixados as escondidas, também abandonados em sua residência, sendo que a mesma gosta de animais, então o pessoal se aproveita da situação de desamparo da idosa (questão de responsabilizá-la pelo dever dos outros). Iredes Chiamolera, 61 anos, mora à Rua Florida, 55, no bairro Parque e Jardim Ouro, cidade de Ouro (SC), sendo a foto feita no domingo, 09 de abril de 2017, dando para constatar o problema enfrentado pela aposentada que sobrevive com um salário mínimo. Que os poderes devidamente constituídos no município e na Comarca de Capinzal (SC), que levem em conta o direito de cidadania da Senhora Idosa, amparando e socorrendo, levando em conta existir a Lei de Posse Responsável. Talvez deve ter nos municípios coirmãos através das Prefeituras um Centro de Controle de Zoonose, no entanto, deveriam dispor de canil, cachorrocinha para recolher os cães de ruas ou abandonados, já que o caso é grave e vem se generalizando cada vez mais, pois, de pouco adianta (...) levar ração para moradores alimentar cachorros se os mesmos permanecem nas ruas sem um lar. Não estamos criticando ninguém, até porque não é justo saber do caso e ficarmos quietos, portanto, esperamos que quem de direito e de fato venha a tomar as devidas providências cabíveis e aceitáveis. Matéria e fotos no link http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/geral/ligeirinho-1.1970023

A Prefeitura, pelo que se sabe, fez e vem fazendo a sua parte, dentro da medida do possível, inclusive, joaçabense para ajudar levou nove gatos e uns cidadãos de Capinzal e Ouro doaram ração.

No feriado do Dia do Trabalhador, 1º de Maio, à noite ou de madrugada, alguém, sabe lá quem, deve ter espalhado veneno no terreno da Idosa, sendo que no final da tarde de terça-feira, 02 de Maio, tinha cinco gatos mortos, só não morreu mais, porque a maioria estava dentro de casa e um outro foi salvo por uma boa alma: médico veterinário.

A Senhora Idosa chorou de tristeza vendo os bichos morrendo e não podendo fazer nada, mas, a Ong, Prefeitura e Justiça podem, até porque é seis anos de cadeia para quem maltratar e matar animais, no novo Código Penal, quanto a criminalização do abandono de animais, além de tratamento mais severo para abusos e maus-tratos. O abandono poderá ser punido com prisão de um a quatro anos, mais multa. Antes, a conduta é uma contravenção, que sujeita o autor a multa e prisão até um ano, sempre em regime aberto ou semi-aberto.

A onde estão os defensores dos animais, principalmente, nesta situação que a matança dos animais indefesos aconteceu?

Não somos de registrar violência e outras brutalidades, mas, para chamar a atenção e informar as lideranças e autoridades, estamos tornando público através do descrito e fotos para que os culpados sejam responsabilizados, ainda, que essa Senhora tenha o seu direito de cidadania e de amparo.

Ligeirinho Anterior

Ligeirinho

'É função constitucional dos prefeitos e legisladores atualizarem as leis' Próximo

'É função constitucional dos prefeitos e legisladores atualizarem as leis'

Deixe seu comentário