Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
As vantagens de contratar um jovem aprendiz
CMDCA promoveu palestra para empresários
As empresas que contratam jovens que fazem parte do Programa Aprendiz têm vantagens. A afirmação é do supervisor regional do CIEE (Centro de Integração Empresa/Escola, de Chapecó, Marcelo Marafon Porciúncula, que ministrou uma palestra com o tema “A lei da Aprendizagem” para empresários de Concórdia na manhã desta terça-feira, dia 27. “As empresas ganham benefícios, tanto na área social como administrativa. Fica com reserva estratégica, capacitando e moldando o profissional à imagem da empresa , criando vínculos e vícios de acordo com a política do local de trabalho”.
Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e que estão cadastrados no Programa Aprendiz não podem ter registro profissional na carteira de trabalho. “Tem que ser seu primeiro emprego formalizado. Ele terá carteira assinada e todos os vínculos empregatícios a que tem direito”, explica Marcelo. Segundo o supervisor do CIEE, é a verdadeira integração estudante-escola-empresa. A palestra foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a parceria do CIEE (Centro de Integração Empresa/Escola) e Associação Comercial e Industrial de Concórdia.
PROGRAMA APRENDIZ
É um programa criado para o cumprimento da Lei 10.097/00, que estabelece cota obrigatória para a profissionalização de adolescentes e jovens na própria empresa.
O CIEE compartilha com as empresas a implantação do programa de aprendizagem, oferecendo capacitação, avaliação periódica, acompanhamento com o gestor na empresa e com a família. As empresas deverão contratar como aprendizes até 15% do seu quadro de pessoal, sendo que o mínimo estipulado pela Lei é de 5%.

Deixe seu comentário