Alunos de Publicidade e Comércio Exterior embarcam para o Chile
Publicidade e Comércio Exterior
Seis acadêmicos da Unoesc Campus de Joaçaba, cinco do Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda e um do Curso de Administração, habilitação em Comércio Exterior embarcaram na terça-feira (5) de agosto, para um intercâmbio na Universidad Del Pacífico de Santigo do Chile.
A interação entre as Universidades dos dois países foi viabilizada pela Coordenadoria de Assuntos Interinstitucionais da Unoesc, por intermédio do Programa de Mobilidade Estudantil. Os seis estudantes selecionados no processo seletivo permanecem no exterior até a metade de dezembro onde deverão cursar um semestre letivo nos respectivos cursos. Na relação estão: Geovan Bedin Pereira, Airton Fabro, Ângela Lunardi, Juliane Pissoli, Tailana Cristina Infeld e Vanessa Angélica Balestrin.
Na última segunda-feira (28), o Coordenador de Assuntos Interinstitucionais da Unoesc, professor Luiz Gonzaga de Lima, realizou uma reunião com os acadêmicos e familiares com o objetivo de repassar orientações e dicas sobre os procedimentos que envolvem o Programa de Mobilidade Estudantil e a estada dos acadêmicos no Chile.
Participaram do encontro, também, a coordenadora dos Cursos de Comunicação Social, professora Silvia Spagnol Simi dos Santos e o acadêmico do Curso de Comércio Exterior, Anderson Fabiano Rech, que acaba de retornar do Chile, onde participou do intercâmbio, na mesma Universidade. O estudante fez um relato de suas experiências no exterior repassando dicas sobre a universidade, transporte, moradia, alimentação, convívio social, dificuldades com língua, entre outros aspectos do dia-a-dia dos estudantes.
O Coordenador de Assuntos Interinstitucionais da Unoesc, professor Luiz Gonzaga de Lima, orientou sobre a documentação e procedimentos legais que envolvem a permanência dos estudantes no exterior entre eles: passe provisório; legalização do visto, que tem prazo de 30 dias; solicitação do passe escolar, seguro médico obrigatório, credencial universitária que oferece facilidades e abonos em diversos estabelecimentos comerciais, bem como contatos com pessoas conhecidas que poderão auxiliar os estudantes.
O encontro servir, ainda, para ressaltar a importância e as perspectivas do intercâmbio para a vida profissional e pessoal dos acadêmicos. ?Aproveitem ao máximo esse período no Chile, tanto nas atividades acadêmicas quanto nas atividades de lazer e de contato com uma cultura diferente. Quanto sobrar tempo, não deixem de visitar os inúmeros pontos turísticos do Chile?, comentou o professor Luiz Gonzaga.
Para o acadêmico Anderson a experiência proporcionada pelo intercâmbio foi única. ?Ficar longe da família é difícil, mas aprende-se a ter responsabilidades. Sem falar do contato com empresas e profissionais de um mercado profissional totalmente diferente. O Chile é um país cosmopolita que reúne pessoas de diferentes cidadanias.?
O acadêmico Airton Fabro comenta sobre a expectativa de cursar um semestre de aulas numa universidade do exterior, sobretudo num país evoluído como o Chile. ?A Universidad Del Pacifico é referência mundial na área de publicidade e já ganhou vários prêmios. Será uma oportunidade para abrir os horizontes e trocar informações e conhecimentos com estudantes de todo o mundo. Acredito que será uma experiência fantástica para o crescimento pessoal, humanitário e, principalmente, profissional.?
Deixe seu comentário