logo RCN

Água para Sempre.

Água...

 

 

Em tempos atuais percebemos uma sincronia de propósitos em relação à problemática da água e a sua escassez num futuro próximo. A preocupação é onde iremos encontrar água de boa qualidade para nossas atividades e sobrevivência? Sem muitos investimentos em purificação? Então diante disto corremos atrás de alternativas mais rápidas, como obter águas de poços profundos e aqüíferos, sendo em curto prazo mais limpa e com excelentes índices de potabilidade, ou seja, aptas para o consumo humano.

Segundo normas da legislação atual, enquanto que a água da superfície tem elevado nível de contaminação, devendo passar por processo de purificação mais caro. Esse é o problema real, a água não acabará em todo o planeta, mas aumentará a dificuldade em se obter e tratar para o consumo.

A busca por água mais ?fácil? e menos suscetível a poluição, não tira a nossa responsabilidade na preservação dos rios e lagos, pois devido às condições ambientais e sanitárias da superfície terrestre, pode haver contaminação da água subterrânea, mesmo os lençóis mais profundos como os aqüíferos confinados, devido às zonas de recarga.

Há um consenso, mas não atitudes, pois elas passam despercebidas como simples ato de jogar lixo num córrego. Daí protestamos pela construção de hidrelétricas e não apagamos a luz da sala ligada desnecessariamente, reclamamos da indústria que polui, e temos em casa  diversos produtos desta empresa. É o nosso consumo que desencadeia a necessidade e a exploração de recursos.

Tem-se ouvido falar muito nos tempos atuais em água, conservação ambiental, futuro do planeta, coisas assim, mas é observado freqüentemente na mídia, acidente ambiental provocados pelo descaso.  As coisas precisam sair do discurso, do papel e ir a campo, investir em saneamento básico, recuperar áreas degradadas, oferecer à população condições dignas de sobrevivência, conscientizar a população do problema ambiental, pois só se resolve a situação se de fato a conhecemos, portanto, a qualidade ambiental de uma região está ligada à cultura e ao desenvolvimento.  Falam em educação ambiental nas escolas, excelente! Porém, não vamos jogar toda a responsabilidade nas crianças e esquecer que foi nossa geração quem deteriorou as águas.

 

Marcelo Lago : Tecnólogo em Saneamento Ambiental

pela Unoesc- Videira -SC.

marcelotsa@yahoo.com.br

 

 

                                                                   

 

 

 

. 

 

 

 

 

Anterior

Água tratada para o interior do município de Ipira

Próximo

De bem com a vida

Deixe seu comentário