logo RCN

ÁGUA É VIDA

Lui Carlos Golin e Marcelo Lago

 

         A água, tal como o Sol, é muito importante para a vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reações químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células.

                A fotossíntese liberta ainda oxigênio livre para a atmosfera que permite a respiração aeróbia. Assim, só depois do aparecimento na Terra da fotossíntese se puderam desenvolver os animais. Estes não têm, como as plantas verdes, capacidade para fabricar compostos orgânicos a partir de um ambiente inorgânico e, por isso, nutrem-se de plantas e outros animais, formando-se cadeias alimentares.

                Os conhecimentos de biologia permitem afirmar, com pequena margem de incerteza, que a vida apareceu primitivamente na água, sob formas muito rudimentares. As espécies foram-se aperfeiçoando sucessivamente e algumas delas evoluíram para se adaptar à vida terrestre e aérea.

                Nem toda a água absorvida pelas plantas é utilizada na fotossíntese. Uma parte é emitida para a atmosfera, sob forma de vapor, por transpiração, através de pequenos orifícios das folhas, os estomas. A transpiração das plantas e a evaporação direta da água da superfície do Globo constituem um dos mais importantes fluxos da água e são um elemento regularizador dos climas.

                A água é a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos. Representa cerca de setenta por cento do peso do corpo humano. Além de entrar na constituição dos tecidos, a água é o dissolvente que transforma as substâncias não aproveitadas pelo organismo. A falta de água provoca a debilidade ou até a morte dos seres vivos.

                O homem necessita ingerir líquido numa quantidade diária de dois a quatro litros. Pode sobreviver até 30 dias sem comer, mas perece após 4 dias sem água.

 

 

 

                                                                                                                                    Luiz Carlos Golin

                                                                                                                                          Marcelo Lago

                                                                                    Acadêmicos de Tec. em Saneamento Ambiental

                                                                                                                                        Unoesc-Videira

 

Anterior

Pequeno produtor duplica a produção de vassouras

Próximo

Palestra sobre a produção de leite bovino

Deixe seu comentário