logo RCN

Agroindústria

Apoio às pequenas agroindústrias: Diferencial para crescimento do município

As dificuldades que o setor agrícola enfrentam, principalmente nas pequenas propriedades, são muitas vezes motivo de desânimo e desalento aos agricultores dos municípios com economia baseada neste setor. No município de Ipira, a busca de incentivos para atrair novos investimentos e garantir a permanência do nosso agricultor no campo está aos poucos surtindo efeito. Prova disso aconteceu na sexta-feira (23/02).

Foi inaugurada com muita alegria entre os presentes a usina de beneficiamento de leite Nostrolat, na comunidade de Alto São Pedro. Concretizada graças à coragem de sete associados, a Nostrolat se torna uma referência em produtos derivados de leite. No discurso de abertura da solenidade de inauguração, o jovem Saulo Girotto destacou o apoio despendido pela administração municipal na realização deste sonho aos produtores, que iniciou no dia 25 de setembro de 2003, quando ocorreu a primeira reunião do grupo para formação de uma pequena usina de laticínio.

A Nostrolat, que em italiano significa Nosso Leite, possui uma área de cerca de 240 m2, conta com local adequado para tratamento de efluentes, tem capital investido de mais de R$ 130 mil (parte financiada pelo Banco do Brasil, Sicoob/Crediauc e o restante proveniente de recursos próprios dos associados). A matéria-prima é advinda entre os próprios sócios. A idéia, segundo Saulo Girotto, é expandir a aquisição do produto.

A Nostrolat tem capacidade de produção de 1.500 litros/dia. A Nostrolat produz atualmente leite pasteurizado integral, iogurte sabor morango, queijo colonial, queijo minas frescal, ricota e está encaminhado o registro para produção de bebida láctea. A pequena agroindústria promove o constante aperfeiçoamento nas técnicas e manejos de produção para expandir o comércio na região.

 

 

Anterior

Lojas Gavazzoni

Próximo

II Encontro Municipal da Mulher Zorteense

Deixe seu comentário