logo RCN

Agricultor substitui secador à lenha por um solar.

Agricultor investe na renda familiar e na preservação do meio ambiente

 

O agricultor Valdemar Masson da localidade de Linha Pinheiro Alto, Ouro (SC), em 28 de abril, sábado, juntamente com os representantes da PAL ENERGI demonstraram um novo sistema de armazenagem e secagem de grãos. Consiste na instalação do sistema de captação e uso gratuito da energia solar.     

 

A intenção de Masson era montar um silo metálico e ao obter a informação sobre a existência no Rio Grande do Sul de silo com energia solar, entrou em contado e concretizou a instalação. Os representantes da PAL ENERGY estiveram na localidade de Linha Pinheiro Alto firmando negócio, compreendendo silo e secador.

Masson deixou de lado o secador à lenha e passou a utilizar o secador solar, o que lhe surpreendeu em termos de funcionamento e praticidade. Faz um mês que está operando o silo, consequentemente é a segunda secagem feita neste novo sistema.

Como sempre, Masson vai em busca de alternativas para a propriedade e se mantém à frente em termos novas tecnologias. Argumentou ele, ?o secador a lenha ficamos expostos a mais de cem graus de calor, algo prejudicial à saúde?.

Segundo Masson, quem quiser conhecer o novo sistema poderá chegar até a propriedade e constatar as vantagens de ganho de tempo e em termos de economia.

O engenheiro e diretor da Pal Energy energia solar, Antonio Riccardo Paludo, demonstrou as vantagens e procedimentos as 30 pessoas interessadas na instalação de silos para armazenagem e secagem de grãos através da energia solar. Lembrou Paludo, mais uma vez Masson é pioneiro na Comarca de Capinzal e arredores, a exemplo da implantação do biodigestor e agora na secagem de milho através da energia solar.

A instalação e funcionamento se dão através de coletores que captam energia do sol, em seguida aquece o ar que é empurrado por ventiladores até onde estão armazenados os grãos, eliminado a umidade e facilita a conservação. A vantagem do sistema sobre os meios convencionais, além do fato da energia solar ser gratuita, a qualidade dos grãos é outra, caso seja plantado ele germina, enquanto aquele secado nas instalações rudimentares é destruído a capacidade para tanto.

Na alimentação de suínos, inclusive as alimentadas com milhos secadores em silos solar, o índice de aborto das porcas é menor ao comparado com o milho secado de forma convencional. Também é destaque a vantagem do milho e demais grãos estar à disposição na propriedade, sem depender de terceiros para armazenagem e secagem.  

Enquanto o secador à lenha a Família Rural depende de providenciar madeira, alimentar o secador, controlar a temperatura colocando mais lenha e tendo que levantar de noite para constatar se está ou tudo certo para o dia seguinte. No tocando secador a energia solar, o sol se encarrega de fazer praticamente tudo, com funcionamento gratuito e sem causar dor cabeça.

 ?O agricultor não deve ocupar seu tempo secando milho, e sim, dedicar à atenção produzindo suínos e aves, caracterizando o principal objetivo, portanto, o novo sistema veio facilitar a atividade?; argumentou Paludo.

Caso não tiver sol, os coletores captam a energia difusa através da claridade em dias nublados, no entanto, o tempo de secagem é alimentado sem perda tempo nos afazeres da propriedade rural. Tenha ou não tenha sol, o sistema funciona normal.

O custo do benefício acaba sendo gratuito, pela existência de financiamentos com juros baixos e prazo de carência de um a dois anos. Então o agricultor que investir no armazém e na secagem solar, passa um a dois anos sem gastar nada. Já no tocando silo comunitário neste período teria de desembolsar, devido à prestação de serviços de armazenagem e secagem. Depois de passado os dois anos de carência, em virtude ser de longo prazo, o valor da prestação é mais baixo ao pago para secar em armazéns comunitários. O custo é baixo e compensador.   

O objetivo da Pal Energy não é empurrar o produto, mas dar uma solução aos problemas do agricultor, dando-lhe toda a assistência técnica.

Paludo confirma: Masson saiu na frente, pois num futuro próximo mais agricultores irão fazer o mesmo, pois está instalação é ecologicamente correta e atende as exigências das questões ambientais. 

O engenheiro Antonio Riccardo Paludo se fez acompanhar pelo gerente de vendas Ari Paludo, na visitação e explanação do produto na propriedade de Valdemar Masson. PAL ENERGY a fábrica mais perto de você. Endereço: Rua Souza Lobo, 422, Cotiporã (RS), fone: (0**54) 3446-1695. E-mail: palenergy@turbo.com.br. Interessados deverão entrar em contato diretamente com a fábrica para orçamento e para assistência técnica. Produtos: Coletores solares para aquecimento de água residencial; de água de piscinas; de ar para secagem de milho; silos desmontáveis, pré-fabricados em concreto-poliestireno, para secagem e armazenagem de milho; instalações para armazenagem e secagem de grãos com energia solar; instalações para aquecimento de aviários com energia solar. 

 

 

Momento da demonstração do benefício através

da secagem através da energia solar.

 

Anterior

12ª Festa da Cana-de-Açúcar em Celso Ramos

Próximo

Aniversário

Deixe seu comentário