logo RCN

Administração Municipal de Lacerdópolis

Administração Municipal de Lacerdópolis proporciona palestra sobre a Hantavirose

 

O Prefeito em Exercício, Antonio Dall?Orsoletta ? o Toni, através da Secretaria Municipal de Saúde viabilizou uma palestra de esclarecimento sobre a Hantavirose.

A palestra foi realizada no Centro Comunitário, em 17 de janeiro, quarta-feira, com início às 20 horas, tendo ministrante da palestra Clari Demartini, integrante da área da saúde da macro região do Meio Oeste Catarinense.

A organização do evento esteve a cargo de Solange de Assis/Secretária Municipal de Saúde e Edgar Brandini/Vigilante Sanitário.

Hantavirose - O que é esta doença? É muito grave e pode levar à morte em apenas 72 horas se não tratada o quanto antes. Ela é uma doença transmitida através do ar contaminado pela urina e fezes de ratos silvestres ou até mesmo pela mordida destes roedores.

Quem pode pegar Hantavirose com mais facilidade? Agricultores, pescadores, trabalhadores de áreas de reflorestamento, pessoas que vivem ou trabalham no campo e que varrem locais fechados como galpões, paióis, armazéns e casas no campo.

Como podemos saber se estamos contaminados pela Hantavirose? A única pessoa que pode dar certeza se você está ou não doente é o médico. Os sintomas podem aparecer em até 40 dias depois que você respirou o ar contaminado.

No início, parece mais uma gripe forte. Dá febre, dor de cabeça, dor no corpo, tosse seca e falta de ar. Em alguns casos, ocorrem enjôo e diarréia. Se você notar qualquer destes sintomas, não espere! Procure logo o posto de saúde ou hospital mais próximo. Isto pode salvar sua vida.

Quando ela acontece? O ano inteiro. No entanto, no período de novembro a fevereiro ocorrem mais casos, porque os grãos estão armazenados nos paióis, trazendo os roedores para perto das pessoas.  

Floração da Taquara ? Uma época de cuidados especiais: Existe um tipo de taquara que floresce mais ou menos a cada 30 anos. Quando termina a floração, as sementes caem no chão e são considerados o melhor alimento para esses roedores. Com tanto alimento, elas se reproduzem em grande quantidade. Quando as sementes terminam, elas saem em busca de novos alimentos. E o alvo principal é a sua casa.

Como evitar a doença? Mantenha o local onde vivem os animais sempre limpo, recolhendo sempre a sobra de comida.

Os pilares do paiol, depósitos de alimentos ou madeira, deverão ter rateiras a 70 cm do solo.

Dentro de casa, coloque toda a comida em sacos ou caixas fechadas numa altura de pelo menos 40 cm do chão.

Guarde os alimentos em recipientes fechados e sempre lave os pratos e utensílios de cozinha imediatamente depois de usá-los. Não deixe restos de alimentos no chão.

Tape todos os buracos em paredes, rodapés e telhas na casa.

Nunca descansar em locais fechados com restos de alimentos ou grãos.

O lixo deve ser enterrado. Mantenha a área em volta de casas, galpões e alojamentos sempre limpa, sem mato, pneus velhos ou entulhos.

O plantio de capim e outros grãos devem ser feitos longe das casas.

Coloque as pilhas de lenha em estrados suspensos do chão.

Ao ventilar e limpar os ambientes fechados use máscara respiratória com filtro P3.

Você não tem 7 vidas. Previna-se contra a Hantavirose.

Lembre-se: A melhor maneira de prevenir-se contra a Hantavirose é afastando os roedores do seu dia-a-dia. A Hantavirose mata!

Uma campanha do Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado da Saúde, Gerência de Controle de Zoonoses e Divisão de Roedores e Aves.

Anterior

Empresa em Irani

Próximo

REDE FEMENINA DE COMBATE AO CÃNCER

Deixe seu comentário