Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
Acidentes de trânsito acontecem e por que ocorrem?
Polícias Militar, Civil e Rodoviária, ainda o Bombeiros em certos casos são o anjo da guarda dos envolvidos em acidentes.
Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
O trânsito em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades competentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotarem as medidas destinadas a assegurar esse direito.
Os órgãos e entidades competente do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivando, por danos causados ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.
Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente.
São vias terrestres urbanas e rurais e ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circulação sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.
Para efeitos do Código Nacional de Trânsito são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas.
As disposições do mencionado Código são aplicáveis a qualquer veículo, bem como aos proprietários, condutores dos veículos nacionais ou estrangeiros e as pessoas nele expressamente mencionadas.
Na burocracia o que está anteriormente descrito funciona, mas na prática as coisas não são bem assim. As vias públicas num geral as condições de trânsito são pouco favoráveis para o livre acesso. Também devemos alertar aos motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres, a imprudência, descuido, excesso de confiança e querer aparecer, estas ações favorecem para acidentes. Então todo o cuidado é pouco e necessário para evitar seqüelas, vítimas fatais e aborrecimentos.
No trânsito violento não é uma simples direção defensiva que irá evitar o pior, principalmente diante de veículo desgovernado e certos pedestres jogando com a sorte do destino, passando a via púbica sem dar chance aos motoristas. Psiu! Ruas (pista de rolamento) são de uso de veículos, os passeios (calçadas) de exclusividade dos pedestres.
Vamos respeitar a hora e vez, pois a pressa é inimiga da perfeição.
Deixe seu comentário