logo RCN

Acadêmicos de Enfermagem da Unoesc

Auxiliam na Campanha contra a Rubéola

      Iniciou no último sábado (9), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola. Será a maior ação já realizada no mundo. O governo federal pretende imunizar 70 milhões de pessoas entre 20 e 39 anos. Na Unoesc, acadêmicos do Curso de Enfermagem, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, trabalham voluntariamente em prol da campanha, desde o dia 28 de julho.

No Centro de Convivência do Campus 1, em frente a entrada do Auditório Afonso Dresch, foi  montada uma tenda para vacinar estudantes, professores e funcionários. Os acadêmicos de Enfermagem e enfermeiros do município estão percorrendo, também, os demais blocos da Universidade para facilitar e incentivar a vacinação. A campanha estende-se até o dia 12 de setembro.

A Coordenadora do Curso de enfermagem da Unoesc, professora Maria do Carmo Vicense, esclarece sobre a importância da vacinação, tanto para homens quanto para mulheres. ?Em 2007, 70% dos casos da doença aconteceram em homens. A rubéola é uma doença infecciosa viral transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas da saliva através da tosse e do espirro, por isso a importância do homem também se vacinar?, comenta.

A rubéola não causa seqüelas, a menos que a mulher esteja grávida. No primeiro trimestre, em que os órgãos do bebê estão se formando, há grande risco de alterações morfológicas no feto, podendo ocorrer, inclusive, o aborto. Quando a infecção acontece no segundo ou terceiro trimestre, as alterações podem ser no sistema nervoso central, causando problemas na visão, audição, entre outras alterações.

Anterior

Acidente de Trânsito

Próximo

Projeto Jogue Limpo será um exemplo de sustentabilidade

Deixe seu comentário