logo RCN

A terceira idade em Capinzal

Melhor Idade

A média da expectativa de vida no mundo, que era de 50 anos em 1900, pulou para 79 anos em 2000 e o fato de a humanidade ter acrescentado 29 anos a sua expectativa de vida pode ser uma das maiores conquistas do século XX e o grande desafio do século XXI. Novas perspectivas vêm surgindo, gradativamente, reveladora preocupação com o idoso e sua dignidade, e com a humanização do processo de envelhecer.

O município de Capinzal, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, mais especificamente a Diretoria de Desenvolvimento Social atende os grupos da Terceira Idade, que se compõem de 628 idosos divididos em 13 grupos distribuídos por todo o Município.

A seguir nome do grupo, Localidade e número de membros: Grupo Alvorada 2001 do Loteamento Parizotto (41), Grupo Amizade            Centro nº 01    (84),            Grupo Esperança Capitel Santo Antônio (33), Grupo Estrela            Bairro São Cristóvão            (47), Grupo Girassol Vista Alegre  (36), Grupo Harmonia Alto Residência (20), Grupo Melhor Idade            Centro nº 02  (117),            Grupo Raio de Sol            Vila 7 de Julho (73),            Grupo Amigos Lindemberg (31), Grupo com Fátima            Alto São Roque (21), Grupo Unidos Venceremos            de Vila União, Linha Pelizzaro, Engenho Novo, Linha Gramado e Empresa Velha (38), Grupo Unidos pela Paz Lar Imóveis (42) e Grupo Vida Alegre Alto Alegre e Vidal Ramos            (45).   

Os grupos realizam reuniões mensais nas sedes das comunidades e no Centro de Convivência da Terceira Idade, nestas reuniões trocam experiências, discutem assuntos pertinentes ao grupo e sua organização, bem como palestras com profissionais na área da saúde, de valorização da pessoa idosa, cidadania, realizam dança, ginástica e recreação.

Os matinês são realizados pelos grupos, nas comunidades, como forma de confraternização e também para arrecadar recursos para que o grupo possa se manter e participar de reuniões ou festas em outras comunidades.

 A Prefeitura Municipal de Capinzal disponibiliza para todas as reuniões, os profissionais para assessoramento e coquetel para a confraternização entre os idosos.

Durante o ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Diretoria de  Desenvolvimento Social, realiza confraternizações com os 13 grupos para Dia das Mães; Dia do Idoso e Encerramento das atividades/Natal.

Os encontros são realizados no Centro Educacional ?Prefeito Celso Farina? e no Parque de Exposições ?Domingos Pelizzaro? em Engenho Novo.

São realizados os jogos municipais de integração da Terceira Idade no município, nos quais os idosos disputam diversas modalidades, tais como: Três sete; Bocha; Bolão; Dama; Dominó; Escopão; Canastra; Peteca; Truco; Tênis de mesa; Xadrez

A fase municipal é eliminatória para a fase regional que a cada ano acontece em um dos municípios da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense) sendo que este será em Capinzal e os vencedores participam da fase estadual.

O município de Capinzal disponibiliza um Centro de Convivência para a Terceira Idade, localizado nas dependências da Rodoviária Municipal. O Centro possui um profissional para atender os idosos. O local serve de apoio para os idosos do interior que vêm para a cidade fazer exames, compras, banco, serve de descanso e até mesmo de ponto de encontro com amigos. Os grupos do centro (Melhor Idade e Amizade) realizam suas reuniões no Centro de Convivência.

O município possui uma Comissão de Apoio e Assistência à Terceira Idade, um grupo de mulheres que organizam os encontros com todos os grupos de Terceira Idade, elas são responsáveis pelo preparo da alimentação e pela animação da festa.

De acordo com dados do IBGE (2004), a população idosa de Capinzal é de 1680 idosos, porém, nem todos são participantes dos grupos de terceira idade.

No Centro de Convivência da Terceira Idade são desenvolvidas atividades de alfabetização, jogos e oficina de artesanato e para os idosos do interior o local serve de ponto de apoio e espera do transporte de retorno a suas comunidades.

Os idosos tem parceria com: O NEP (Núcleo de Estudos Profissionalizante)s possuem aula de informática; com o EJA  estão tendo a oportunidade de terem aula de alfabetização especifica para a terceira idade no Centro de Convivência da Terceira Idade; com a UNITI (Universidade da Terceira Idade) participam de palestras e atividades diversas para o desenvolvimento e valorização do idoso, como por exemplo, atividades físicas na academia; com o Governo do Estado (Fundo Social) estão recebendo agasalho (calça e jaqueta) para participarem dos jogos da Terceira Idade, já que este ano Capinzal será a sede regional dos jogos.

 

Anterior

Investir em infra-estrutura pública no Parizzotto

Próximo

SDR firma Termo Cooperação com Apaes e Apas

Deixe seu comentário