logo RCN

A incrível Segunda Epístola aos Coríntios

  • - Mario Eugenio Saturno

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Vimos no artigo anterior sobre a Primeira Epístola aos Coríntios, mas o que quase ninguém sabe é que a primeira carta aos Coríntios foi perdida, indo para a Bíblia as duas que se salvaram.

O apóstolo Paulo fez três viagens como missionário do Reino de Deus, passando por Corinto em todas elas, sendo que a primeira foi no ano 50, a segunda no ano 55 e a terceira no ano 56. Vemos em 1 Cor 5,9 que houve uma carta perdida, a primeira que foi enviada àquela comunidade: "Na carta que vos escrevi, recomendei-vos que não tenhais convivência com pessoas dadas à prostituição". Essa carta se perdeu? Alguns estudiosos sustentam que ela não se perdeu, ela estaria na Segunda Carta aos Coríntios que está na Bíblia, nos trechos de 2 Cor 6,14-18; 7,1.

A segunda carta enviada à comunidade, que virou a primeira da Bíblia, foi escrita em Éfeso, por volta do ano 54, durante a terceira viagem missionária. E a terceira carta enviada à comunidade, que é parte da segunda da Bíblia, foi escrita por volta do ano 55). Alguns estudiosos afirmam que essa carta é composta dos trechos em 2 Cor 2,14-7,4. Nela Paulo se defende, sem, contudo, obter resultados satisfatórios.

Uma quarta carta foi enviada à comunidade por Tito, que é também mediador do conflito, foi escrita no ano 55. Alguns estudiosos afirmam ser esta a carta que Paulo escreveu "preocupado, aflito e chorando" (cf. 2 Cor 2,4). Seriam os trechos que compõem 2 Cor 10,1-13,13. Há outros estudiosos que sustentam que se trata de uma carta anterior que se perdeu.

Uma quinta carta foi enviada à comunidade, também no ano 55. Paulo encontrou Tito numa das cidades da Macedônia (cf. 2 Cor 7,6), talvez Filipos ou Tessalônica, que o informa que o conflito foi resolvido. Ele, então, escreve a carta da reconciliação, achada nos trechos 2 Cor 1,1-2,13;7,5- 16).

Acabou? Ainda não, uma sexta carta enviada à comunidade no ano 55 ou 56, em que o portador da carta é, provavelmente, Tito. Reconciliado com a comunidade, Paulo lhe recorda um compromisso há tempo (cf. 1 Cor 19,1- 4), mas ainda não realizado, ou seja, o compromisso da solidariedade com os empobrecidos de Jerusalém. Esta carta está em 2 Cor 8. Foi escrita em Macedônia. Tito levou na bagagem outra carta sobre o mesmo assunto. Ela se destinava às outras comunidades da Acaia, cuja capital era Corinto. Mais tarde, os coríntios anexaram esse texto estranho, encontrado em 2 Cor 9.

A segunda carta aos Coríntios é uma colcha de retalhos, juntados sem nenhuma preocupação com o tempo, em que se registra um conflito entre Paulo e uma pessoa da comunidade por ocasião de uma visita inesperada, fala do projeto de uma visita que acabou não acontecendo, atesta que Tito foi o mediador do conflito, Paulo recorda os conflitos enfrentados em Éfeso, onde esteve preso por algum tempo e, para finalizar, recorda o mutirão da solidariedade com os empobrecidos de Jerusalém.

O leitor poderá aprofundar seus estudos dessa Epístola no livro do Pe. José Bortolini, "Como Ler A Segunda Cartas Aos Coríntios, da Editora Paulus. História muito bacana, né?

 

 

CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA MOBILIZA PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM ALERTA SOBRE RISCOS DO CÂNCER DE PELE Anterior

CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA MOBILIZA PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM ALERTA SOBRE RISCOS DO CÂNCER DE PELE

DUPLA VICTOR & HUGO LANÇA CLIP DO NOVO SINGLE NESTA QUARTA EM PLATAFORMAS DIGITAIS Próximo

DUPLA VICTOR & HUGO LANÇA CLIP DO NOVO SINGLE NESTA QUARTA EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Deixe seu comentário