Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
A Força e a Energia dos Girassóis
A Força e a Energia dos Girassóis revelados através da Arte
A Capinzalense Marlene defende banca na UnC Caçador, com pintura em óleo sobre a tela de imagem introduzindo três visualizações: manhã, tarde e noite num só quadro.
A acadêmica do curso de Licenciatura e Bacharel em Artes Visuais da Universidade do Contestado ? Caçador, Marlene Salete de Oliveira Penteado, realizou o seu trabalho de conclusão de curso baseado na força e na energia dos girassóis, tendo como objetivo principal destacar de que maneira esta planta pode inspirar os sentimentos humanos nas diferentes horas do dia. Sob a orientação do professor Antonio Minguetti, a acadêmica sentiu-se honrada com o trabalho, pois pôde observar de maneira mais prática como a arte está presente no dia-a-dia do ser humano, e como esta pode inspirar o apreciador que se defronta com a mesma.
Primeiramente a acadêmica esteve numa pesquisa de campo em propriedades do Município que cultivam girassóis, em diferentes horários do dia, onde coletou imagens e informações precisas para seu trabalho. Em seguida, fez todo um estudo teórico acerca da planta, no qual culminou com uma pintura em tela de 80 cm por 180 cm, usando a técnica da pintura a óleo e introduzindo as três visualizações dos girassóis: manhã, tarde e noite num só quadro, sensibilizando o apreciador para a luminosidade e a energia que demonstram.
De acordo com estas idéias de energia, força e principalmente de contato com o fazer artístico desde a infância, a acadêmica Marlene doou a tela pintada para a Creche Municipal Crescendo Juntos da Vila Sete de Julho de Capinzal. Sabe ela que as crianças poderão, através da simples observação sentirem-se tocadas pela arte, de modo a configurar aprendizagens lúdicas e significativas, pois é isto que a pintura demonstra ? a concretização da imaginação, algo tão presente no universo infantil.
A acadêmica apresentou toda a simbologia e sentimentos, através de pesquisas bibliográficas e de pintura a óleo dos girassóis, numa comparação lógica com o cotidiano dos seres humanos. Também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos aqueles que a apoiaram para a conclusão de seu curso e concretização do trabalho, em especial a todos os professores e à Prefeitura Municipal de Capinzal, pelo auxílio proporcionado às acadêmicas com o Transporte. Destacou a bolsa de estudos, que muito a ajudou para continuar no curso.
Marlene é natural de Nova Beleza, município de Piratuba, porém em 1979 passou a residir na cidade de Capinzal, moradora à Rua Geraldino Firmo Almeida. Bairro Santa Terezinha.
Até o ano de 1997 trabalhou no comércio em geral, depois como Professora de Pintura e Artes nas escolas do Município e do Estado.
Marlene é casada com José Carlos Penteado, com quem tem dois filhos: Deivid Carlos Penteado, de 23 anos, acadêmico em direito pela Universidade Unoesc de Joaçaba, sendo que no corrente ano cola grau; Yuri José Penteado, 9 anos, estudante da 4ª série do CNEC ? Colégio Cenecista Padre Anchieta.
A vida acadêmica iniciou em 2003 e término da graduação em 2007, com aulas nas sextas-feiras e nos sábados. A pretensão é fazer pós-graduação em Artes Plásticas, pois este é um sonho de criança que pretende concretizar.
Foram 15 anos sem estudar, mas nunca ficou sem trabalhar, ainda encontra tempo para fazer pintura sobre tecido, tela, ainda tem habilidade em crochê, macramé, biscuit. Prova da qualificação que tem, ministra aulas em escolas profissionais desde 1998.
O que a levou voltar a freqüentar os bancos escolares foi o Vestibular de Artes, pois está na atividade do cotidiano.
?Nunca é tarde para realizar um sonho, então tudo que queremos conseguimos através de esforço?; disse Marlene.
Quanto à colação de grau ?estou feliz, agradeço minha família que tanto me incentivou?; palavras da graduada.
?Toda pessoa deve lutar para conseguir o que pretende, porém não é fácil, mas se queremos ser alguém na vida, devemos lutar e jamais desanimar diante de obstáculos, pois com perseverança alcançaremos o objetivo seja qual for o desafio?; argumentou a Capinzalense Marlene Penteado.
O que é Artes visuais?
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_visuais
A área das artes visuais e design é extremamente ampla. Abrange, essencialmente, qualquer forma de representação visual.
Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluída em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira clara. É o caso da arte corporal e arte interativa ou mesmo o Cinema e o Vídeo.
As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. Por excelência, consideram-se artes visuais, as seguintes, pintura, desenho e gravura. As artes espaciais como a escultura e a arquitetura podem ser consideradas artes visuais, embora sua matéria-prima não seja a imagem bi-dimensional.
Acadêmica Marlene doou a tela pintada para a Creche Municipal Crescendo Juntos.
Professores que compuseram a banca da apresentação dos trabalhos.
Deixe seu comentário