logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Consórcio Machadinho realiza mais uma soltura de peixes

Mais 6 mil peixes foram soltos no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho na tarde de quarta-feira, dia 13 de março. A ação é uma soltura experimental, que faz parte e é prevista no plano de monitoramento de ictiofauna, com peixes produzidos pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD/UFSC).

A atividade ocorreu na área do Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável (Escola Socioambiental), em Piratuba, contando com a participação de um grupo de agricultores, uma equipe da área ambiental da Usina e do Lapad, representantes do Consórcio Machadinho e Bombeiros Militares de Piratuba. Foram soltos 2 mil piavas, 2 mil curimbas e 2 mil suruvis.

Em seguida o grupo que participou foi recebido no auditório da escola, para uma explicação sobre como ocorre a reprodução em laboratório. O pesquisador do Lapad, Luciano Augusto Weiss, falou que os peixes são criados a partir de matrizes capturadas aqui na região e que existe um cuidado especial na seleção e transporte dos indivíduos que são soltos no lago.

Os peixes contam com uma marcação e a identificação pode ser feita com um pequeno pedaço de nadadeira, que deve ser retirado e mantido congelado, para que posteriormente sejam recolhidos pela equipe do LAPAD/UFSC. Cerca de 30 pescadores da região estão cadastrados pela Usina Machadinho e ajudam nesse trabalho de identificação. Dessa forma, é possível avaliar os resultados das solturas. 

Para saber mais sobre o assunto ou informar sobre a recaptura dos peixes, ligue para o 0800-644-0026 (ligação gratuita).

Ana Paula Roncaglio Spudeit

Assessoria de Comunicação

Consórcio Machadinho realiza entrega de kits ortopédicos em Barracão Anterior

Consórcio Machadinho realiza entrega de kits ortopédicos em Barracão

Orgulho para Zortéa: Sala do Empreendedor de Zortéa recebe selo de qualidade Prata Próximo

Orgulho para Zortéa: Sala do Empreendedor de Zortéa recebe selo de qualidade Prata

Deixe seu comentário