logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Ateneu Clube reinaugura sua sede social própria

Após ampla reforma, preservação de suas características originais, mantendo, assim, a personificação de um marco histórico de nossa querida Capinzal

O Ateneu Clube foi fundado em 04 de Julho de 1944,  situado às Rua XV de Novembro, nº 230, - centro de Capinzal – SC.

O sábado, 06 de julho, foi marcado pela reinauguração da sede social do Ateneu Clube, a qual foi objeto de uma ampla reforma, com a preservação de suas características originais, mantendo, assim,  a personificação de um marco histórico de nossa querida Capinzal. Ocasião que serviu, também, para comemorar e registrar a passagem dos oitenta (80) anos da fundação do Clube (04/07/1944). O evento, que é de cunho restrito ao quadro social, contou com a seguinte programação: 20h – abertura das portas da sede social para recepção dos sócios e seus convidados. 21h – início do coquetel comemorativo. 21h45 – solenidades alusivas ao evento. 22h - início do baile comemorativo, abrilhantado pela orquestra “STAGIUM 10 BIG BAND” de Florianópolis – SC. 

O ato serviu para comemorar um grande feito em prol da comunidade capinzalense, sendo a recuperação desse monumento histórico que, em 80 anos orgulhou o passado, orgulha o presente e, por certo, orgulhará nossas gerações futuras.  

Presidente e ex-presidentes do Ateneu Clube:

- Arnaldo Favorito de 1944 a 1946 e de 1952 a 1954;

- Silvio Santos 1948 a 1950;

- Amadeu Nardi 1950 a 1952;

- Paulo Macarini 1954 a 1956 e de 1956 a 1958;

- Sebastião R. de Almeida 1958 a 1960;

- Luiz C. Hilgemberg 1960 a 1962;

- Armando Viacelli 1962 a 1964;

- Domingos T. Bridi 1964 a 1966;

- Nei Otero 1968 a 1970;

- Anito Baretta 1970 a 1972;

-   José L. Santos 1977 a 1979;

- Valcir A. Moretto 1979 a 1981;

- Ruites Valmir Andreoni 1981 a 1983;

- Pedro Perotto 1983 a 1985;

-Leonildo Bortoli (Canhoto) 1985 a 1987;

- Neri Luneli 1987 a 1989;

-Luiz Antonio Ribeiro 1989 a 1991;

-Edgar Lancini 1991 a 1993;   

- Normélio Masson 1996;

- Álvaro Luiz Gardini 2000;

- Marius Juliano Farina 2018 a 2022, atual presidente.

O sábado, 24 de novembro de 2018 foi marcado por um ato do Ateneu Clube, sendo sua Assembleia Geral Extraordinária, com início às 10h, o que possibilitou discutir diversos assuntos do clube e resultar no que culminou com o ato de reinauguração.

A Diretoria teve de ser composta por sete membros / sócios e o Conselho Fiscal composta por cinco membros / sócios, cujos mandatos terão duração especial até a primeira quinzena de julho de 2019. Foi apresentada, votada uma nova chapa de consenso, assim composta a Diretoria: presidente Marius Juliano Farina, vice-presidente Luiz Gonzaga Bonissoni Neto, 1º secretário Osvaldo Federle (Machadinho), 2º secretário Roberto Baretta, 1º tesoureiro Sérgio Luiz Scarton, 2º tesoureiro Dorneles Daniel Maestri, orador Ailton Viel; conselho fiscal Ademir Miola, Aliomar José Açuceno Maliska, Alcides Paulino Lazari, Benjamin Arcangelo Borsoi e Irenito José Miqueloto.

No protocolo do orador Ailton Viel, as lembranças do passado, quantas festas e encontros, quantos inícios de namoros e casamentos que nasceram neste espaço agora revitalizado. É uma data especial para Capinzal, nos seus 80 anos muitas páginas foram escritas no livro de nossa terra e de nossa gente. Lembrar dos inúmeros bailes de debutantes, inclusive, por esse ambiente passaram muitas autoridades locais, estaduais e federais. Ainda Viel informou sobre a telefonia fixa em 1973, então Ministro de Estado das Comunicações, Haroldo Corrêa de Mattos,  esteve no Ateneu, onde hoje é o Banco do Brasil, assinando documento em que Capinzal era o primeiro município do Brasil a ganhar o sistema DDD – Discagem Direta à Distância. Consequentemente, foi para o interior do município inaugurar a telefonia DDD, quando ligou para o então presidente da república João Batista de Oliveira Figueiredo, dizendo “Estamos em Capinzal, Santa Catarina, saímos de uma solenidade do Clube da cidade e hoje estamos falando com o Senhor neste sistema”. Um momento que foi e é histórico nas comunicações do Brasil. Com isto, surgiu uma fábrica de cadeados pequenos, isto em Capinzal, usado no aparelho de telefone para evitar ligações indesejáveis para ligações à distância.    

O presidente do Clube, Marius Juliano Farina falou da importância do livro “O Ateneu... antes e hoje. De 1944 A 2024. 80 anos de história” disponibilizado para cada sócio, imprensa e Museu da cidade. Em seguida agradeceu a presença de todos, convidados e principalmente os sócios que ajudaram a Diretoria a promover o evento e na revitalização do Ateneu. Agradeceu ao Banco Sicredi que através de um acordo comercial de aluguel  e empréstimo, sendo um achado que possibilitou a revitalização do espaço nos dois pisos. Em especial agradeceu a equipe de trabalho que há oito anos lutou para que as condições precárias do Ateneu Clube fossem melhoradas dando condições de uso digno a todos. Lembrou da determinação de Sérgio Luiz Scarton (in memoriam), engenheiro Roberto Baretta, com sua experiência ajudou muito nos trabalhos, Luiz Gonzaga Bonissoni Neto dando o primeiro passo ao viabilizando juridicamente quanto ao estatuto com autorização judicial, para fazer tudo dentro da legalidade. Osvaldo Federle contador de vasta experiência em contabilidade e em estatuto quanto as normas e coordenou a venda das mesas. Sérgio Riquetti foi o monitor de obras, um engenheiro espetacular. Benjamin Arcangelo Borsoi se dedicando todos os dias na obra, acompanhando a evolução.

Obs: Fotos e vídeos Stúdio Foto Real

Aldo Azevedo / jornalista de O TEMPO jornal de fato

Foto legenda: O Ateneu de Clube esta de volta, depois de muito tempo de sua glória, agora resgatou seus sócios e atraiu novos ao quadro social.

Jorginho Mello transmite cargo de governador do Estado para o presidente da Alesc, Mauro de Nadal Anterior

Jorginho Mello transmite cargo de governador do Estado para o presidente da Alesc, Mauro de Nadal

Ateneu Clube reinaugura sua sede social própria Próximo

Ateneu Clube reinaugura sua sede social própria

Deixe seu comentário