1º Encontro de ex-prefeitos e ex-presidentes da Ammoc
Forte emoção marcou o 1º Encontro de ex-prefeitos e ex-presidentes da Ammoc
Durante o encontro também foram homenageados o ex-prefeito de Concórdia Luiz Susin Marin que fixou a sede da Ammoc em Joaçaba em 1969, até então a sede era itinerante e pertencia ao município do qual o prefeito era presidente. Atílio Hermes (já falecido) também foi homenageado, pois foi o primeiro funcionário da Ammoc exercendo a função de secretário executivo da Ammoc e também o primeiro do Estado, já que a Ammoc foi a primeira associação dos municípios de Santa Catarina. A homenagem foi recebida pela sua esposa Alzira Hermes. Susin Marin bastante emocionado relembrou das primeiras ações como presidente da Ammoc destacando que as prioridades da época eram: a instalação da sede em Joaçaba, a formação da equipe de trabalho e a pavimentação da BR- 282. ?As dificuldades existiam e existem até hoje, diferentes, mas presentes e o que determina a superação delas é a garra e determinação dos homens públicos?.
As Homenagens
Cada homenageado, ou representante, recebeu um troféu onde constou o período em que exerceu o cargo de prefeito e também de presidente da Ammoc. Também estiveram presentes ao evento representantes das Associações dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc/Concórdia), do Planalto Sul Catarinense (Amplasc/Campos Novos), do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp/Videira) e da Região do Contestado (Amurc/Fraiburgo) dos quais alguns municípios já fizeram parte da Ammoc.
Durante os pronunciamentos as autoridades convidadas foram unânimes em elogiar a Ammoc por esta iniciativa. O deputado estadual, Jorginho Mello, representando a Assembléia Legislativa, frisou que dificilmente outro evento vai reunir tantas pessoas importantes para a região. O deputado federal Gervásio Silva, representando a Câmara Federal, disse que o evento retratou o sucesso da região, pois todos os homenageados tiveram papel importante para o desenvolvimento do Meio-oeste Catarinense.
O secretario regional de Joaçaba, Jorge Dresch, na oportunidade representando o Governo do Estado, destacou a importância do evento na homenagem a cada ex-prefeito, pois são os municípios os geradores de riqueza lembrando também que é esta a visão do governador reeleito Luiz Henrique da Silveira, através da descentralização. Finalizando os pronunciamentos o prefeito de Treze Tílias e Presidente da Ammoc Rudi Ohlweiler lembrou dos ex-prefeitos já falecidos e solicitou a Banda dos Tiroleses a execução de uma marcha para homenagear ?os guerreiros e amigos que já não estão entre nós? Ohlweiler agradeceu a presença de todos, destacando que o sucesso do evento foi facilmente alcançado devido a um trabalho conjunto da equipe da Ammoc, da Prefeitura de Treze Tílias e dos prefeitos que fazem parte da Associação.
A AMMOC
A criação da Ammoc aconteceu em 1961 durante uma reunião de prefeitos em Joaçaba. Por sugestão do então prefeito de Herval do Oeste Julio Dariva (já falecido), foi criada a associação tendo como base a Associação Catarinense dos Municípios. O primeiro presidente da Ammoc foi o prefeito de Videira César Augusto Filho e na época a associação reunia 26 municípios, número que subiu para 37 em 1963 com a criação de novos municípios. Já a partir de 1968 com a criação de outras associações aconteceu o desmembramento dos municípios. A formalização legal da Ammoc como associação aconteceu em 1969. Hoje a Ammoc conta com 13 municípios e sua sede está localizada no município de Joaçaba.
Deixe seu comentário