logo RCN

10ª Itaipu Rural Show

10ª Itaipu Rural Show apresentará o sistema de pastoreio Voisin

 

A experiência da Cooperativa Regional Itaipu com o pastoreio Voisin, bem como os princípios do sistema de pastagem e os passos para implantação serão apresentados durante a 10ª Itaipu Rural Show, evento que será realizado no período de 23 a 26 de janeiro, em Pinhalzinho. ?Demonstraremos o que ocorre nas propriedades com a migração para este sistema, além da apresentação de palestras aos interessados a aderirem ao projeto, orientando-os com informações e as vantagens do método Voisin?, salienta o presidente da Cooperitaipu, Marcos Zordan.

O método Voisin é um sistema intensivo de manejo do gado, da pastagem e do solo, que procura manter um equilíbrio do trinômio solo-capim-gado, sem beneficiar um em detrimento de outro. Consiste em sistematizar as áreas de pastagem da propriedade em piquetes a fim de maximizar a utilização, buscando aumentos produtivos.

A Cooperitaipu adotou esta prática em 2004 com foco na produção de leite, sendo a pioneira na região. ?Em nossa cooperativa, aproximadamente 10% dos produtores já utilizam este sistema, sendo em torno de 100 propriedades?, complementa Zordan.

O engenheiro agrônomo da cooperativa, André Balestrini, destaca que a Cooperitaipu incentiva a implantação do Sistema Voisin através de palestras, visitas técnicas e dias de campo. ?A grande difusão é realizada nas conversas entre os produtores, pois os resultados falam por si e os que não implantaram se convencem com os resultados obtidos por quem implantou?, reforça.

Para a cadeia produtiva, o sistema Voisin representa produção de alimentos com qualidade superior e com melhores condições de trabalho aos produtores de leite. ?É possível trabalhar com uma relação entre solo-planta-animal, pois em um solo equilibrado teremos um pasto equilibrado e, conseqüentemente, um animal equilibrado e, por fim, leite e carne de qualidade superior, garantindo ao consumidor produtos com origem conhecida?, explica Balestrini.

O engenheiro enfatiza que os benefícios com a adoção do método Voisin são: redução do trabalho diário com os piquetes fixos; facilidade no manejo dos animais em função da rotina; redução de carrapatos e verminoses, pois com o rodízio diário do sistema os animais são menos expostos a estes problemas e sempre consomem alimentos frescos e livres de sujidades; docilidade dos animais que seguem o produtor nas pastagens para receberem alimento novo; custo de produção controlado uma vez que é realizado o controle criterioso dos investimento na atividade; redução na utilização de máquinas; aumento da carga animal nas propriedades e da rentabilidade. ?Evitando perdas e aumentando a produção conseqüentemente o produtor tem suas receitas maiores, mas é preciso que o produtor realize tudo o que for acertado em comum acordo com a assistência técnica para que o sistema possa dar os ganhos pretendidos?, alerta Balestrini.

Balestrini explica que, no método Voisin, dá-se preferência ao pasto que o produtor já possui ou, quando há necessidade de implantação, orienta-se a espécies que facilitem seu manejo, ou que forneçam forragem aos animais nas épocas em que o pasto produz pouca forragem. ?Qualquer área da propriedade pode ser utilizada para o pastoreio, desde que esteja fora das áreas de proteção ambiental?, orienta.

A Cooperitaipu apresentará o Sistema Voisin durante a 10a Itaipu Rural Show pelos profissionais Valderi Schuh (técnico em agropecuária e especialista em pastoreio Voisin, Selvino Giesel (médico veterinário) e André Balestrini (engenheiro agrônomo), entre outros profissionais.

     ITAIPU RURAL SHOW

A 10a edição do Itaipu Rural Show acontecerá no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu com área territorial de 15,2 hectares, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo oeste da cidade de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina.

O público-alvo é formado por produtores rurais de pequeno e médio porte, técnicos e dirigentes originários do grande oeste de Santa Catarina, do noroeste do Rio Grande do Sul e do sudoeste do Paraná, além de Mato Grosso do Sul. É aguardado um público visitante de 30.000 produtores e empresários rurais. Os negócios fechados e/ou agendados devem superar os R$ 9 milhões de reais.  

 

Sistema de pastoreio Voisin da Cooperitaipu

 

Anterior

Yasmin Dall'Orsoletta

Próximo

Ouro recebe três veículos da Receita Federal

Deixe seu comentário