logo RCN

Seminário do Meio Ambiente e Saúde

Ouro de olho no meio ambiente

      A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Ouro e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural ? EPAGRI / SC, organizou no último dia 14 de novembro nas dependências do Clube Esportivo Floresta, a primeira edição do Seminário do Meio Ambiente e Saúde. O principal objetivo deste evento foi propiciar momentos de reflexão acerca de assuntos atuais e polêmicos visando levantamento de ações comunitárias de todas as localidades do interior do Município, bem como dos bairros da cidade no sentido de concretizar ações com o envolvimento de grande parte da população do Município.

       O Seminário contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas, entre elas diretoras de escolas estaduais e municipais, professores, alunos, membros do Conselho de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ACCS  (Associação Catarinense de Criadores de Suínos), membros de clubes de mães, idosos, esporte, capelas e muitas autoridades.

       As palestras foram de alta qualidade, sendo que no primeiro momento houve a presença da Psicóloga e especialista em Psicologia do  Desenvolvimento Humano, Renata Beatriz Zenere Poiski. Ela trouxe momentos de reflexão sobre a necessidade de quebrarmos paradigmas que são inerentes ao sistema capitalista que nos oprime e nos faz questionarmos os verdadeiros valores da vida.

        Ainda pela manhã, o engenheiro agrônomo Sr. Osmar Trombetta, apresentou aspectos científicos da água, problematizando seu uso e propondo ações individuais e coletivas no sentido de que se respeite este bem precioso, altamente exposto ao desperdício e poluição.

        A proposta de trabalho posterior à palestra foi a de especificarmos práticas possíveis de serem realizadas, através de membros das comunidades, com datas de realização, necessidades de recursos humanos e materiais. Entre muitas ações destacaram-se: Limpezas de riachos, respeito às matas ciliares, construção de cercas em terrenos limítrofes com os riachos evitando o contato direto de animais, proteção das nascentes, redução de uso de agrotóxicos, reativamento das fontes tipo caxambu, construção de cisternas, entre outras. Estas ações serão colocadas em cronogramas de execução que serão acompanhadas pela EPAGRI e pela Prefeitura Municipal.  

      No período vespertino, aconteceu a palestra sobre produtos transgênicos, seus aspectos técnicos e científicos, bem como aspectos favoráveis e desfavoráveis sobre o mesmo. O palestrante foi o Sr. Haroldo Tavares Elias, engenheiro agrônomo, mestre em genética e melhoramento de plantas e doutorando em produção vegetal e melhoramento genético.

     Houve o esclarecimento conceitual sobre produtos modificados geneticamente, os prós e contras e o esclarecimento de que há, hoje, muitos aspectos para serem esclarecidos e que na verdade a atitude mais coerente é a precaução.

        Ouro, através deste Seminário, busca propiciar à sua população, e com ele, reforçar atitudes de uma população comprometida e corajosa. Muito pode ser feito. A sobrevivência da Terra depende de todos nós.

Anterior

Psicologia Organizacional

Próximo

Lendo com você - 039

Deixe seu comentário