logo RCN

Psicologia Organizacional

(psicologia do trabalho)

                                    Quando se fala em Psicologia Organizacional ou Psicologia do Trabalho, toma-se como referência às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. É que as pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando em organizações. A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. Quanto mais industrializada for a sociedade, tanto mais numerosas e complexas se tornam às organizações. Estas passam a criar um tremendo e duradouro impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos. As pessoas nascem, crescem, são educadas, trabalham e se divertem dentro de organizações. Sejam quais forem os seus objetivos ? lucrativos, educacionais, religiosos, políticos, sociais, filantrópicos, econômicos etc. -, as organizações envolvem tentacularmente as pessoas que se tornaram mais e mais dependentes da atividade organizacional.

 

                                    Contudo, dentro do novo contexto da crescente era da globalização, as pessoas deixaram de ser vistas como recursos e como pessoas. Mas é dentro da visão da Psicologia Organizacional que as pessoas deixam de ser o problema das organizações para ser a solução de seus problemas. As pessoas deixam de ser o desafio para se tornar à vantagem competitiva das organizações que sabem como lidar com elas. As pessoas deixam de ser o recurso organizacional mais importante para se tornar o parceiro principal do negócio.

 

                                    É desta forma que a moderna administração tem trazido para o funcionamento e a estrutura das organizações uma preocupação com a eficácia, eficiência, efetividade, produtividade e qualidade das organizações e estas devem  estar  voltadas  para  o atendimento das expectativas das pessoas que nelas trabalham bem como aos que usufruem produtos e serviços.

 

                                    É neste contexto que a Psicologia Organizacional ou Psicologia do Trabalho se insere, utilizando os conhecimentos da Psicologia na compreensão, intervenção e desenvolvimento dessas relações e processos.

 

                                    Cada vez mais a Psicologia do Trabalho ganha espaço dentro das organizações, especialmente nas organizações que buscam humanizar seus serviços, bem como, dar maior atenção ao recurso humano/pessoa que faz da organização um organismo vivo e o mantém neste estado.

 

                                    Assim a Psicologia do Trabalho atua no sentido de produzir o maior conhecimento e a maior integração dos membros da organização nas diversas relações, funções, cargos, hierarquias e outros pontos necessários ao desenvolvimento das atividades e a própria manutenção da organização e que, de uma forma ou de outra envolvem a afetividade, emotividade, a psique, enfim, sentimentos humanos.

 

Adriana Zilio  Psicóloga  CRP 12/03086

Rua Narciso Barison, 55 1ºandar  Capinzal/SC

Fone: 9975 9966

Atendimento: Segunda a Quarta

 

 

Anterior

Projeto Contando Histórias

Próximo

Seminário do Meio Ambiente e Saúde

Deixe seu comentário