logo RCN

Lendo com você - 138

PROFESSORA SCHIRLEY

         SOBRE  O  CÂNCER  DE  PELE

 

         Neste dia 27 de novembro, dia Nacional de combate ao Câncer, nossa atenção especial deve se voltar à informação. Por esta razão e por estarmos iniciando o verão, resolvi falar sobre o câncer de pele.

            Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.

            A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.

            O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.

            Já o carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.

            O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.

 

                                   CUIDADOS  COM  A  PELE

 

            Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.

            A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam tomadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16 h (horário de verão). É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

            Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo 15.

 

                            COMO  IDENTIFICAR  O  CÂNCER  DE  PELE

 

            Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:

·        Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

·        Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

·        Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a  REGRA DO ABCD:

 

ASSIMETRIA-  assimétrico ( maligno)  ; simétrico- benigno;

 

BORDA  -  borda irregular (maligno) ; borda regular (benigno);

 

COR   -  dois ou mais tons ( maligno) ; Tom único (benigno);

 

DIMENSÃO-  superior a 6mm (maligno) : inferior a 6 mm( benigno)

 

                              ( FONTE- O Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia)

 

Então, pessoas amigas, o que nos resta é nos cuidar, nos prevenir.

Invista na sua saúde. O maior BEM da vida.

 

                                    Com carinho-  PROFESSORA  SCHIRLEY

                                                 ( Pela Rede Feminina) 

 

Anterior

Lendo com você - 139

Próximo

Lendo com Você - 137

Deixe seu comentário