logo RCN

Xanxerê fomenta o empreendedorismo para criar novas oportunidades

  • MB Comunicação Empresarial/Organizacional - Solenidade virtual do Programa Cidade Empreendedora.

Município lançou o ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora

"Nossa virtude é o trabalho em equipe", destacou o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, nesta quarta-feira (31), durante o lançamento do Programa Cidade Empreendedora ciclo 2021/2022. A solenidade virtual contou com a participação de lideranças políticas, empresariais, servidores municipais, representantes do Sebrae/SC e líderes sindicais. A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC e conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Martarello enalteceu os atributos locais e relembrou que seu maior desejo como gestor municipal é de que Xanxerê seja uma referência para a região. "Buscaremos o desenvolvimento e a geração de emprego e renda do município. Para isso, com a parceria do Sebrae/SC vamos desburocratizar e tornar cada vez mais acessível a abertura de empresas. Esperamos que possamos colher em breve os frutos desse programa", afirmou.


Na visão do vice-prefeito e secretário de Administração e Finanças, Adenilso Biasus, investir no Cidade Empreendedora simboliza a estratégia principal da gestão municipal porque com a geração de emprego e renda é possível promover a cidadania e o desenvolvimento. "O eixo principal será fomentar o empreendedorismo e criar oportunidades para os moradores. Com a expertise do Sebrae/SC temos a comprovação de que atingiremos esses objetivos. O Poder Público é um indutor de mecanismos e políticas públicas, que com o apoio das entidades empresariais há um complemento em prol do mesmo objetivo" avaliou o vice-prefeito e secretário de Administração e Finanças, Adenilso Biasus.

De acordo com o vice-prefeito, várias áreas serão beneficiadas no município tanto da gestão pública quanto da iniciativa privada. "Incentivaremos a cultura empreendedora para que os estudantes tenham conhecimentos diferenciados, sejam pró-ativos e tenham visão de futuro. Outra ênfase é no ecossistema de inovação para que as ideias sejam transformadas em soluções ou negócios. Xanxerê já é uma cidade empreendedora e aperfeiçoaremos esse processo", antecipou.

A diretora de Turismo e agente de desenvolvimento local, Elisiane Menegolla, resgatou o histórico da parceria com o Sebrae/SC e apresentou o cronograma de ações previstas para os próximos dois anos. "Xanxerê tem cinco agentes locais de inovação que recebem capacitações de excelência, o que contribui para orientar os empresários locais", expôs. Entre as ações previstas destacam-se a capacitação para os empresários locais venderem para o município; a educação empreendedora em formato digital; Cidade Comunicativa com capacitação para os secretários; oficinas de artesanato; desenvolvimento e promoção do turismo e implantação de rotas e roteiros com aprimoramento de 20 empresas locais.

Para a presidente da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), Irene Sá Affolter, a parceria é potencializadora. "Não vejo desenvolvimento futuro senão nós voltamos para a educação. Precisamos motivar atitudes e comportamentos empreendedores, para que elas despertem para novas possibilidades. A parceria com o Sebrae/SC é fundamental para agilizar esses processos. A ACIX é apoiadora porque almeja o crescimento do município. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, Juliano Marció, essa é uma oportunidade para auxiliar os empresários em um momento tão turbulento. "Esse programa tem sido muito bem visto pela sociedade", destacou.

Programa Cidade Empreendedora

O consultor articulador do Sebrae/SC na região oeste, Américo do Nascimento Júnior, enfatizou que o conceito de desenvolvimento está internalizado nos líderes políticos locais, o que fica nítido na condução dos trabalhos. "Com o programa incentivaremos geração de emprego e renda por meio de negócios em todo o território. Criaremos ferramentas para que isso aconteça, além de realizar pesquisas para subsidiar a tomada de decisão, como as necessidades do setor empresarial, qual a percepção da população sobre as ações voltadas ao empreendedorismo", explicou. Os indicadores, segundo o consultor, são positivos, mas avançarão com a desburocratização, implantação da Lei de Liberdade Econômica e a educação empreendedora.

Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o programa viabiliza investimentos transversais para todos os setores econômicos. "Muitos municípios não acham que é virtuoso e trabalhar um projeto de política pública de desenvolvimento porque a maior parte deles têm como base o agronegócio. Porém, o agro sem inovação também não vai mais crescer. O Sebrae/SC, por exemplo, implementou com essa diretoria sete bandeiras e uma delas é a transversalidade da inovação não apenas para a tecnologia da informação, mas sim para todos os setores. O mesmo está ocorrendo no município com Programa TEIA - Tecnologia Empreendedorismo Inovação", argumentou.

O diretor técnico, Luc Pinheiro, enalteceu que ser empreendedor é um chamado, que tem em sua base três premissas; criar riquezas, gerar emprego e resolver problemas das pessoas. "Santa Catarina é empreendedora por natureza. A maioria das grandes empresas um dia começou pequena, por isso a necessidade de reter talentos e gerar oportunidades. "É uma honra participar desse novo ciclo para continuar o processo de estímulo do desenvolvimento local", encerrou.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.


MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável - Marcos A. Bedin - MTE SC 00085-JP




Leilão Faces do Cairuçu reúne nomes de destaque em prol de projetos sociais em Paraty Anterior

Leilão Faces do Cairuçu reúne nomes de destaque em prol de projetos sociais em Paraty

Marema investe no futuro e lança novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora Próximo

Marema investe no futuro e lança novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora

Deixe seu comentário