logo RCN

UMA CARTA ABERTA

  • Artigo enviado a nossa Reportagem pela professora Evani Marichen Lamb Riffel. - Remetente: Anônimo

Remetente: Anônimo

Remetente: Anônimo

Destinatário: Para todos/as os leitores/as

Assunto: Alerta COVID

Planeta Terra, ano 2021, século XXI.

Caros/as Leitores/as

Esse tempo é um tempo incerto. O reino é a Terra. Os personagens deste enredo somos nós humanos. Foi em 2019 que recebemos o alerta da COVID. Um vírus, segundo fontes noticiosas, que embarcou da China para o mundo. Atravessou fronteiras, virou a pandemia coronavírus. Estamos em 2021 e o cenário epidêmico está cada vez mais sombrio.

      O mundo já enfrentou outra grandes epidemias e pandemias. As vacinas foram descobertas e venceram os inimigos. A Ciência encontrou os caminhos da cura.

      Hoje, na contemporaneidade, a sociedade científica mundial também já apresenta várias vacinas imunizadoras em resposta a milhares de infectados e de mortes ocorridas desde a disseminação desta terrível moléstia, o coronavírus. Elas, as vacinas provenientes de diversas nações, demoram a ser produzidas em escala mundial e demoram a chegar, pois, são distribuídas por grupos de maior risco.

      Nesta carta tenho a pretensão de dar um depoimento a você leitor/a. Sim, um franco depoimento sobre o sobressalto da COVID batendo a nossa porta.

      Ela, de veste invisível, pode estar no caminho habitual, no supermercado, na encomenda que chega, na visita indesejada. A COVID pode estar camuflada no ambiente de trabalho com pouca ventilação, na empresa que exige contato com colegas assintomáticos talvez. Tudo é muito incerto. É doloroso demais dizer quem trouxe a COVID para casa.

À cumplicidade do amor não importa de onde veio o contágio. Para a família importa o amor e o cuidado que são ingredientes essenciais na recuperação. Repreensão e revolta não curam, pelo contrário adoecem corações.

      Lá na nossa casa foi assim. Ninguém quis saber de onde veio o vírus. Se veio da rua. Se veio do dinheiro que passou de mão em mão. Se veio de um recinto fechado ou de um local aberto com aglomeração de pessoas. Mas um alerta ficou: -você, sim você é responsável, lance mão de todos os cuidados preventivos: se puder fique em casa, lance mão do uso da máscara, evite aglomerações, lave as mãos seguidamente com água e sabão, quando este procedimento não é possível use álcool gel com frequência, pratique não estender a mão, não abraçar e mantenha o distanciamento necessário em filas de atendimento. Não seja agente de proliferação do vírus, seja consciente: essa doença mata, faz vítimas, deixa sequelas.

Aproveito para uma instigação:

-A COVID-19 seria um fator contribuinte para encurtar a expectativa de vida das pessoas?

Nos últimos dois anos, desde 2019, ouvimos relatos de que algumas pessoas que venceram a COVID, morreram meses depois pela falência de órgãos vitais, com sequelas do referido mal epidêmico. É científico esse parecer??!!

      Voltando ao relato do contágio, espanta, amedronta a ideia de que involuntariamente possamos disseminar o vírus entre os que amamos, entre conhecidos, clientes, colegas ou para um desconhecido em contato eventual, ou por respirar livremente. Nossaaaa, lembrei de um filme de ficção onde só respirar em grandes bolhas era sadio e o ar reservado à quem por ele pagasse. Tinha a ala do ar poluído que era de livre uso. -Ufaaaa!!! Isso é pura ficção. Nosso mundo ainda é um belo lugar para se viver. Se cuide, cuide do outro, prolifere cuidados, amor pelo próximo e muito respeito pela VIDA!

      Quando o tempo passar...

      ...Quando os cuidados somados a vacina para todos, erradicarem, controlarem a COVID, ainda teremos TEMPO e VIDA para usufruir da SAÚDE que é um bem que não se compra nem se vende.

       Já na antiguidade, para SÓCRATES, a SAÚDE tinha como base o EQUILÍBRIO. Equilíbrio entre natureza, organização social e hábitos.

Podemos deduzir que SAÚDE é histórico, é resultado de equilíbrio entre cultura, hábitos, modos de vida saudáveis.

Pergunto à você leitor/a:

-E o Planeta, como vai?

-A Cultura do cuidado da preservação ambiental, como anda das pernas neste século?

-E as tais atitudes concretas individuais e coletivas em prol da natureza são praticadas ou apenas fluem em belos discursos?

-A alimentação saudável tem lugar à sua mesa?

-Tem feito de seus alimentos remédio? Tem usado sua alimentação como remédio? Sua imunidade orgânica tem medida positiva na escala de o a 10?

-Passou ou está passando pela doença infecciosa coronavírus?

Pensemos nisso!!!!

      ...Que, num tempo breve, o quadro coronavírus que vivemos hoje, em 2021, seja apenas um fragmento da história vencido pela consciência do CUIDADO e pela VACINA que vem chegando, como resposta vitoriosa da ciência.

Até breve, leitor/a, se Deus quiser!



Artigo enviado a nossa Reportagem pela professora Evani Marichen Lamb Riffel.                         


Parlamentar voltou a defender a união de todos para salvar a vida das pessoas. Anterior

Parlamentar voltou a defender a união de todos para salvar a vida das pessoas.

Governador Carlos Moisés sanciona lei que reajusta o salário mínimo regional Próximo

Governador Carlos Moisés sanciona lei que reajusta o salário mínimo regional

Deixe seu comentário