Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Tecnologia da Intelbras auxilia no combate da propagação do novo coronavírus no Porto de Navegantes
-
Fabio Costa - Lizandra Cardelino e Leila Gasparindo - Solução térmica da Intelbras, com design discreto e funcional, em uso na Portonave
Cerca de 140 mil acessos por mês passam por aferição de temperatura e o uso de máscaras que é detectado nas entradas da Portonave
A Portonave, http://www.portonave.com.br/en/ primeiro terminal privado de contêineres do Brasil localizado na cidade de Navegantes (SC), está aferindo a temperatura e identificando o uso de máscaras de seus colaboradores, prestadores de serviço e visitantes com soluções térmicas oferecidas pela Intelbras https://www.intelbras.com/pt-br/ , indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias. Por mês, cerca de 140 mil acessos estão sendo impactadas pelo uso dessa tecnologia. A parceria firmada faz parte dos esforços para combater a propagação do novo coronavírus no porto, tornando o dia a dia de todos que passam pelo local ainda mais seguro.
"Além de conseguirmos monitorar se o funcionário está com alta temperatura, um dos sintomas da COVID-19, as câmeras identificam se estão usando corretamente a máscara", comenta Jardel Fischer, gerente de TI da Portonave.
O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, onde atua a Portonave, é o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil. Os portos das cidades catarineneses são responsáveis por 70% da balança comercial do Estado de SC e 5% do País. Além disso, em Santa Catarina, as atividades do setor representam 27,2% do total de empregos, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
A parceria
A empresa possui 980 colaboradores atuando em atividade portuária, que é considerado um serviço essencial, e procurou a Intelbras para auxiliar no cuidado com a saúde de seus funcionários. "As soluções Intelbras de segurança eletrônica, controle de acesso, comunicação, redes e energia são vitais hoje para viabilizar o monitoramento e o funcionamento de hospitais, farmácias, bancos, órgãos públicos e setores essenciais como o Porto de Navegantes. Soluções térmicas como as que estão aplicadas na Portonave tornam o ambiente mais seguro para todos, possibilitando que as empresas mantenham suas operações em funcionamento", afirma Marcelo Bett Pagani, Gerente do segmento Captação de imagens da Intelbras.
"Desde o início da pandemia, buscamos opções para garantir o bem-estar dos nossos profissionais, parceiros e visitantes", afirma Fischer. "Vimos muitas soluções e optamos por instalar câmeras térmicas na entrada do porto e na câmara fria (iceport), todos passam por lá e, por causa dos equipamentos, não existe a necessidade de formar filas, evitando aglomerações, respeitando o distanciamento social", completa.
A tecnologia
Os equipamentos estão sendo usados em duas entradas da Portonave. Todos os profissionais passam pelas câmeras, que fazem a aferição da temperatura de forma rápida e eficiente, além da detecção do uso correto de máscaras, através da tecnologia de reconhecimento facial da solução, o que auxilia na obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção e garante uma maior segurança no local.
A solução tecnológica da Intelbras é composta por câmera térmica, gravador inteligente de imagens e software de monitoramento, e gera alertas automáticos caso identifique pessoas com alta temperatura, um dos sintomas da COVID-19, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela ou smartphone do operador, entre outros.
Os equipamentos medem a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente, ajudando a identificar rapidamente possíveis doentes e evitar que propagem ainda mais a doença.
"A nossa tecnologia está auxiliando muitas instituições que não conseguem oferecer home office aos colaboradores, como é o caso da atividade portuária", explica Pagani da Intelbras.
Os resultados
Além disso, antes da solução térmica, era necessário o auxílio de dois funcionários que mediam a temperatura por amostragem de cerca de 140 mil acessos por mês, na entrada da empresa, com termômetros manuais.
Mesmo com o crescente número de casos de COVID-19 na cidade, até o momento nenhuma elevação de temperatura foi constatada nos funcionários do porto.
Próximos passos
Novas áreas de empresa vão receber as soluções térmicas da Intelbras, mas para diferentes fins. "Após a pandemia os equipamentos serão remanejados para monitoramento de pontos estratégicos do terminal agregando inteligência e recursos de CFTV importantes às equipes", comenta Pagani da Portonaves. "A solução possui inúmeras finalidades e nos atende em diversas demandas", finaliza.
Solução térmica da Intelbras, com design discreto e funcional, em uso na Portonave
Sobre a Intelbras: A Intelbras é uma empresa brasileira com mais de 44 anos, presente em 98% dos municípios brasileiros, por meio de seus mais de 200 distribuidores e 80 mil revendedores. A indústria desenvolve e produz soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e energia, que atendem o mercado residencial, condominial e corporativo, protegendo, aproximando, conectando e transformando as pessoas. Possui quatro unidades fabris - duas em São José (SC) e as demais em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM), exporta para a América Latina e mantém escritório na China. Tendo a inovação como um de seus principais pilares, mantém mais de 300 profissionais especializados na área de pesquisa e desenvolvimento, de um total aproximado de 3.500 colaboradores. Com faturamento de 1.9 bilhão em 2019, a Intelbras é líder na América Latina em CFTV, em centrais condominiais, switches e telefonia. Há 16 anos é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar conforme pesquisas das revistas Exame, Você S/A e Época. Confira o perfil da empresa em formato digital: http://bit.ly/2Yw4PXz .
Empresa: Intelbras - www.intelbras.com/pt-br/
Sobre a Trama Comunicação
Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 24 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa "Agência de Confiança", realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.
Deixe seu comentário