logo RCN

Sebrae/SC e prefeitura de Florianópolis inauguram a Casa do Empreendedor

  • Karla Quint / Analista de Comunicação / Fábrica de Comunicação - Espaço concentra todos os serviços e orientações ao empresário e futuro empreendedor da Capital

Espaço concentra todos os serviços e orientações ao empresário e futuro empreendedor da Capital

Com o objetivo de facilitar a criação de novas empresas, estimular a geração de empregos e fortalecer a economia da cidade, o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, e a Prefeitura de Florianópolis, inauguraram nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, a Casa do Empreendedor. O espaço concentra todos os serviços e orientações aos futuros empreendedores da Capital e donos de micro, pequenas e médias empresas. O atendimento ao público iniciou hoje.

Participaram da inauguração autoridades como o prefeito municipal da Grande Florianópolis, Gean Loureiro, o vice-prefeito da Grande Florianópolis, Topázio Silveira Neto, o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, o vereador de Florianópolis e líder do governo na Câmara Municipal de Florianópolis Renato da Farmácia, o Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, e o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Rodrigo Rossoni. A inauguração também contou com a presença de demais entidades empresariais parceiras, convidados e servidores públicos da prefeitura municipal de Florianópolis.

"Poder atender o microempreendedor individual nos seus primeiros passos para desenvolver a sua atividade é extremamente importante em qualquer cidade, mas em Florianópolis mais ainda, onde metade dos CNPJs são de microempreendedores individuais. O microempreendedor individual é o primeiro passo para se transformar em empreendedor, e com esta parceria, buscamos atender o MEI com mais qualidade e agilidade para que rapidamente ele possa se transformar em um empreendedor de micro empresa, depois pequena e chegar à média empresa", afirma o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

O Diretor Técnico do Sebrae/SC ressaltou que a Casa do Empreendedor também é um local em que é possível concentrar as demandas de pessoas que buscam organizar eventos na cidade, sendo Florianópolis uma cidade turística e que atrai eventos.

O prefeito Gean Loureiro destacou a parceria entre as entidades empresariais com a cidade de Florianópolis. "Essa estrutura foi construída a várias mãos. Desde o início foi uma luta para vencer a burocracia, e acredito que a Casa do Empreendedor foi inaugurada no momento mais importante, que é o de retomada econômica da cidade, em que é preciso oferecer facilidade para a pessoa empreender. Se alguém vir até a Casa do Empreendedor sem saber direito como fazer, o Sebrae/SC vai ter um consultor capacitado para orientar, sem que seja necessário buscar outros locais. Muito mais do que conseguir um emprego, a estrutura vem permitir que as pessoas possam empreender", disse.

O vice-prefeito encerrou a inauguração reconhecendo a importância dos servidores públicos e colaboradores da Casa do Empreendedor, empreendedores da cidade, participação da Câmara de Vereadores de Florianópolis e a liderança do prefeito Gean Loureiro.

Atendimento

A Casa do Empreendedor fica localizada na esquina da Rodovia Antônio Amaro Vieira com a Servidão do Palmeiras, no bairro Itacorubi. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O atendimento deverá ser feito por meio de agendamento, no link bit.ly/agendamentopmf. Na página, no campo 'Unidades' selecione a opção 'Empresas' e preencha as informações seguintes.

Confira os serviços oferecidos na Casa do Empreendedor:

? Informações gerais sobre formalização, alteração e baixa de empresas.

? Atendimento ao MEI para cadastro e emissão do Certificado de Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI.

? Emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI - DASMEI.

? Emissão do Alvará de localização e funcionamento do MEI.

? Orientações gerais sobre direitos e deveres do MEI, ME e EPP.

? Consulta de débitos tributários municipais e execuções fiscais.

? Emissão de guias de recolhimento de tributos e taxas municipais, em especial, para abertura, alteração e baixa de empresas, caso o município exija esse tipo de cobrança.

? Emissão de Certidões Municipais (certidões negativas, por exemplo), acompanhada do respectivo parecer da fiscalização municipal, de acordo com as exigências do grau de risco da atividade econômica. (LC 123/2006 - Art. 4º).

? Distribuição de material informativo (cartilhas, folders, manuais e etc.) com conteúdo para a implantação da Lei Geral Municipal e benefícios.

? Realização de consulta prévia de localização, gratuitamente, preferencialmente, via sistema integrador da REDESIMPLES ou através de sistema próprio da prefeitura ou até mesmo meio físico, se preciso for. (LC 123/2006 - Art. 5º).

? Atendimento ao MEI no que tange a Declaração Anual Simplificada, realizado gratuitamente por escritórios de serviços contábeis que, em contrapartida, tenham aderido ao Simples Nacional.

? Cadastro da Inscrição Estadual para aqueles que pretendam realizar operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

? Orientação tributária sobre a nota fiscal eletrônica.

? Auxílio para emissão da nota fiscal eletrônica.

? Orientação tributária da nota fiscal simplificada do MEI, caso o município adote o modelo.

? Auxílio para emissão da nota fiscal simplificada do MEI, caso o município adote o modelo.

O Programa Cidade Empreendedora é executado em Florianópolis desde 2017. Desde então:

? As estratégias de desburocratização executadas em conjunto reduziram o tempo médio para abertura de empresas de 150 para 5 dias. Florianópolis é hoje a capital mais ágil do Brasil para abertura de empresas.

? Foram realizadas três turmas do Salto Aceleradora de MEIS, duas presenciais e uma remota.

? Foi realizado o Programa Crescendo e Empreendedor, em que o Sebrae fez a capacitação de professores e aplicou o programa com jovens em situação de vulnerabilidade social da Capital.

? Foi realizado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, com a capacitação dos professores e aplicação da metodologia com alunos do 1º ao 9º ano.

? O Sebrae realizou consultoria especializada em comunicação nas redes sociais da que aumentou a presença online da prefeitura em 827%.

? O Prefeito Gean Loureiro venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade.

? O Sebrae entregou à Prefeitura estudos estratégicos para auxiliar na gestão, como o Município em Números, que é um compilado de números estratégicos para balizar as decisões e prioridades de ações da gestão municipal, o Levantamento de Oportunidades, que é um estudo estratégico com foco em indicar aos gestores municipais, investidores e empreendedores as atividades econômicas que se configuram como oportunidades, o Plano de Desenvolvimento Econômico, que identificou os eixos estratégicos para promover o desenvolvimento da Capital nos próximos 10 anos, e o Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal, que é um instrumento de política pública efetivo para alcançar o máximo de desempenho de toda a gestão.



Karla Quint / Analista de Comunicação / Fábrica de Comunicação 

IPTU 2021 já está disponível no site da prefeitura de Joaçaba Anterior

IPTU 2021 já está disponível no site da prefeitura de Joaçaba

Próximo

Mais de 7.200 alunos da rede municipal voltam as aulas em Concórdia

Deixe seu comentário