logo RCN

Saretta quer linha de crédito para agricultores afetados pela cigarrinha do milho

  • FOTO: Daniel Conzi/Agencia AL - Deputado Neodi Saretta

Um pedido do deputado Neodi Saretta (PT) para que o Estado crie uma linha de crédito para auxiliar os agricultores afetados por danos causados pela cigarrinha do milho e que estão com dívidas junto aos bancos, em razão dos prejuízos, foi aprovado na Assembleia Legislativa e encaminhado ao secretário de Estado da Agricultura.

Saretta explica que muitos agricultores estão com dificuldade de quitar seus financiamentos junto aos bancos em razão da perda das colheitas causadas por essa praga. "Os agricultores precisam assegurar a recomposição da estrutura produtiva, custeio de atividade e pagamento desses financiamentos junto aos bancos, por isso é importante que o Estado crie essa linha de crédito."

Além da estiagem, os produtores de milho, principalmente das regiões Oeste e Meio Oeste, tiveram prejuízos ainda maiores causados pela infestação da cigarrinha do milho que devastou lavouras. O inseto transmite doenças e possui toxinas, impedindo que a planta seja usada, inclusive para produção de silagem, já que provoca amarelamento e secagem das folhas, e impede a formação do grão, aumentando ainda mais as perdas e prejuízos econômicos na agricultura. A cigarrinha do milho é atualmente uma praga-chave do milho em todo o país, especialmente em plantios escalonados ou em segunda safra.

Susana Rigo

Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Deputado pede ao governo estudo para apoio financeiro ao setor de turismo Anterior

Deputado pede ao governo estudo para apoio financeiro ao setor de turismo

Coronel Mocellin parabeniza guarda-vidas por mais uma temporada segura nas praias Próximo

Coronel Mocellin parabeniza guarda-vidas por mais uma temporada segura nas praias

Deixe seu comentário