logo RCN

Saretta pressiona Estado para que compre vacinas e amplie investimentos

  • Susana Rigo / Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta - Deputado Neodi Saretta

O deputado Neodi Saretta insistiu, na manhã desta quarta-feira (24), durante audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesc) para prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde, no investimento mínimo de 15% para expandir investimentos em ações e garantir saúde de qualidade aos catarinenses. No ano passado, mesmo com a pandemia, foram aplicados 14,09%. "A nossa preocupação central é com o atendimento, com as questões de infraestrutura hospitalar necessárias e com as vacinas contra a Covid 19."

Além da prestação de contas, também foi debatido a situação atual da pandemia. Conforme o deputado, que é presidente da Comissão de Saúde, estamos no momento mais grave e o estado precisa ser protagonista. "Mais do que nunca é importante que o estado possa agir com rapidez na busca da vacina e também nas ações e medidas necessárias para o enfrentamento da situação".

Saretta defendeu que o estado adquira as vacinas, que "tome a frente, vá atrás, já que o Ministério da Saúde está demorando na negociação com os laboratórios para de fato imunizar toda a população". Inclusive Saretta apresentou na Alesc um projeto de lei que autoriza o estado a adquirir as vacinas. "O Ministério da Saúde insiste em não autorizar mais vacinas e é preciso avançar nessa questão. Sabemos há poucas vacinas, por isso é fundamental que se tenha várias possibilidades de imunizantes. Só com vacinação em massa é que conseguiremos superar este momento".

Durante a reunião da comissão, Saretta destacou também a preocupação com os investimentos na área da saúde do governo Federal para este ano. Para ele, se o orçamento for aprovado da forma como foi proposto no Congresso, o Brasil terá déficit orçamentário muito grande. "Serão em torno de R$ 35 bilhões a menos em relação a 2020 em plena pandemia".

Saretta falou ainda do movimento que acontece hoje em todo o Brasil que é a mobilização da campanha "Vacinação Já", pois está muito devagar e, segundo ele o governo Federal teima em não comprar determinadas vacinas e que isso não pode acontecer.

Susana Rigo / Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta


Vereador Emerson Airton Martini solicita que o Poder Executivo Municipal promova levantamento dos bens inservíveis como veículos e equipamentos e realize leilão Anterior

Vereador Emerson Airton Martini solicita que o Poder Executivo Municipal promova levantamento dos bens inservíveis como veículos e equipamentos e realize leilão

Diretoria do Meio Ambiente faz trabalho informativo junto à comunidade Próximo

Diretoria do Meio Ambiente faz trabalho informativo junto à comunidade

Deixe seu comentário