logo RCN

Saretta lamenta precarização do INSS e pede a contratação de mais servidores

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Susana Rigo - Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta/Deputado estadual Neodi Saretta, realizou audiência pública para tratar das questões relacionadas aos segurados do INSS e precarização dos serviços.


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, através de um pedido do deputado estadual Neodi Saretta, realizou audiência pública para tratar das questões relacionadas aos segurados do INSS e precarização dos serviços. O objetivo do debate foi buscar soluções para problemas gerados com o aumento de dificuldades de atendimento pela população junto ao INSS. Saretta, que também é presidente da comissão, disse que a situação do INSS em Santa Catarina é bastante complicada, e tem causado angústia em todos que buscam atendimento. "Além de poucos servidores, a população tem encontrado dificuldade em acessar os serviços do meio digital. Além disso, mais de 80% da população que procura o INSS recebe em média dois salários mínimos e nem todos têm acesso aos meios digitais", lamentou.

De acordo com o deputado, as demandas apontadas pelos representantes de várias entidades ligadas à questão serão encaminhadas ao INSS (que foi convidado, mas não enviou representante), ao Fórum Parlamentar Catarinense e aos ministérios do Trabalho e da Economia. "Ficou claro que é fundamental a criação de concursos públicos para a contratação de mais servidores, a reabertura de agências do INSS com atendimento presencial, ter mais estrutura para a parte digital da Previdência, investimentos por parte do INSS na divulgação e treinamento de acesso aos meios digitais, e a não aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 3914/2020, que pretende aprovar que os segurados paguem pelas perícias médicas judiciais", destacou o parlamentar.

Saretta enfatizou que não da para continuar com o desmonte do Estado Brasileiro e com a precarização dos serviços e, se há servidores sobrando, não é o caso do INSS. "O serviço está muito precário e estamos falando de pessoas que precisam do auxílio saúde, ou dar entrada na aposentadoria. Não é privilégio, é necessidade. Portanto, é fundamental a sensibilidade e resolução dessas questões", disse.

Ao final, o deputado fez questão de elogiar os poucos servidores do INSS que estão trabalhando e se desdobrando para atender a população. "Para tentar dar andamento nos pedidos, muitos servidores têm levado trabalho para fazer em casa durante a noite e nos finais de semana, por isso merecem todo o nosso respeito".

Susana Rigo - Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta


Anterior

OBRAS REALIZA MANUTENÇÃO EM ESTRADA DE ACESSO À ESCOLA DE CONTRATURNO EM COMUNIDADE RURAL.

Próximo

Paiva Nunes & Filter Direito Imobiliário anuncia expansão

Deixe seu comentário