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Revitalização da SC-150 e SC-390
Apresentado Projeto de Engenharia para obras de restauração, com aumento de capacidade da estrada Capinzal a Piratuba
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Aldo Azevedo / jornalista/ Pedro Paulo Cardoso (funcionário público estadual: motorista), engenheiro do Deinfra: Joe Coelho, prefeito Dorini e vice-prefeita Noemia.
O prefeito de Capinzal (SC), Nilvo Dorini e a vice-prefeita Noemia Bonamigo Pizzamiglio, na manhã de quinta-feira, 05 de agosto, receberam a visita do engenheiro do Departamento Estadual de Infraestrutura - DEINFRA, engenheiro do Joe Coelho, no gabinete do Executivo.
A visita deve-se a apresentar o Projeto de Engenharia para obras de restauração das rodovias SC-150 e SC-390, no trecho com extensão de 25,2 km.
O objetivo foi apresentar o anteprojeto da recuperação das mencionadas rodovias, as quais dão acesso aos municípios coirmãos, Capinzal SC-150 e Piratuba SC-390. Projeto este que visa a restauração e aumento da capacidade. Em linhas gerais ele contempla a redução dos pontos críticos, seja através da geometria horizontal e vertical, com implantação das terceiras faixas. Dois 25,2 km, sendo que 10 quilômetros serão contemplados com a terceira faixa.
O projeto contempla três fases, sendo o primeiro da pré-análise que já foi vencida (estudo e várias viabilidades técnicas na reciclagem do pavimento, sendo certo reaproveitamento da estrutura, incorporando cimento e complementação de uma capa).
Foi contrata a empresa projetista de Florianópolis, Única Consultores de Engenharia, consequentemente, o projeto esta orçado na ordem de R$ 500 mil.
É uma forma encontrada para mostrar de uma forma antecipada aos municípios, o que o DEINFRA imagina em relação a melhoria das rodovias, para conseguir de forma objetiva demonstrar todas as interversões que serão feitas nestas estradas.
Hoje a plataforma gira em torno de 6,60m e basicamente não tem acostamento. Então a ideia é tratar através das diretrizes do DEINFRA, em virtude do tráfego das rodovias, e por meio disto, chegar a uma plataforma de 7m de largura, mais uma sob largura de 25 a 50cm, a depender do segmento, mais, o acostamento de 1,5m para cada lado. Saíra de uma plataforma de 6,6m para praticamente 11m.
O procedimento até a contratação da obra, primeiro tem de ser aprovado o projeto, em seguida passa por toda uma aprovação da licença ambiental, posteriormente vai para a fase de licitação, ae aí sim, vencidas todas essas etapas, homologada e decidida a empresa vencedora na licitação, pode-se partir para entrega da ordem de serviço e início da obra.
No trajeto terão 10 intercessões projetadas, até porque foram repassadas as demandas de Capinzal e Piratuba através das Prefeituras ao DEINFRA, e dentro das possibilidades estará sendo atendido dentro daquilo da técnica econômica viável e possível dentro do projeto. A intenção é ganhar fluidez do usuário, e a implantação de rotatória ela não é em rodovias estaduais um dispositivo usado, e sim, fazem trevo alemão, porém, está em estudo rotatória em frente da SERP (Sede dos funcionários da BRF). O trevo alemão tem uma espera no meio da pista, sendo que o usuário for fazer a conversão para a pista contrária, faz a parada e a fluidez com segurança.
Para o Prefeito Dorini era esperado a algum tempo esse momento, sendo uma expectativa de toda a população, não só de Capinzal, mas de Piratuba e de toda a região, apresentação em que foram feitas algumas sugestões por meio das Prefeitura ao DEINFRA, podendo algumas delas serem levado em conta, o que foi apontado, inclusive, visita in loco.
"Como a empresa é de Florianópolis, não tem o conhecimento quanto ao fluxo de veículos que se utilizam destas rodovias, pois se fazer a contagem em dias da semana é diferente do que sábado e domingo, pois os sócios da SERP transitam mais nestes dias. Dias uteis são diferentes que os finais de semana, por isto da sugestão da rótula em frente da SERP e acesso ao Distrito de Alto Alegre. Também sugeriu mudar o traçado de acesso a localidade de Barro Preto, devido aos inúmeros acidentes, o qual estava para ser mantido, porém, precisa ser melhorado", questão levanta por Dorini.
Há 15 dias Dorini esteve em Florianópolis, quando foi informado que tão logo esteja pronto o projeto e aprovado, provavelmente poderá ser feita a licitação, pois a parte importante que o Estado tem recursos para tanto, sendo um exemplo Ouro a Jaborá com recursos próprios o Estado concluiu rapidamente tal estrada. "O Estado esta preparado financeiramente, e tenho a expectativa de ver essa obra andando a todo vapor, sendo a revitalização dela a partir do final de ano ou início de 2022, pois todos sofrem com a precariedade da estrada", destaca Dorini. Prosseguiu ele, além do Estado, também as Prefeitura fizeram reparos nestas estradas, para evitar prejuízos, danos, mortes e sequelas profundas aos usuários destas estradas.
Conforme o Prefeito Dorini, muitos ajudaram e contribuíram, mas, ficou claro que a cobrança que o deputado Titon fez em seu gabinete na Alesc, pois a execução do projeto estava demorando. Diante do secretário da Infraestrutura e o da Casa Civil, quando foi relatado da angustia da região devido a precariedade da estrada estadual, sendo que o povo cobra e pediu maior agilidade da empresa na questão da conclusão do projeto.
Aldo Azevedo / jornalista
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Aldo Azevedo / jornalista/Engenheiro do Deinfra: Joe Coelho, vice-prefeita Noemia prefeito Dorini .
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