logo RCN

Retomada das aulas presenciais

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Denise Oliveira/Dra. Luciana, ao longo dos seus 20 anos de trabalho.



Após quase um ano e meio de escolas fechadas, a maioria dos estados brasileiros começa a receber parte dos estudantes, em alguns dias por semana, a partir de agosto. No entanto, o ensino remoto ainda deve seguir, mesmo que junto com o presencial, para evitar aglomerações. Além disso, o retorno ainda é optativo e depende da decisão das famílias.

Quanto a retomada das aulas presenciais, assunto e questões relacionadas ao que pode ser feito ainda este ano para a oferta de ensino, uma excelente dica como fonte é a professora Dra. Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, instituição que atua na área de Educação há mais de 20 anos.

Luciana defende o uso de modelos pedagógicos ativos através de metodologias inovadoras, entende a importância do ingresso da tecnologia como ferramenta pedagógica e avaliações que não se restrinjam a aplicar um teste de conhecimentos.

Ela ressalta ainda a importância de envolver os estudantes na criação de novas metodologias de ensino turbinadas pelas tecnologias digitais, pois eles sabem muito sobre quais recursos estão na mesa, no desktop, ou ao alcance dos dedos, no celular, para levar a escola até suas casas. Em seu artigo Sua escola nunca mais será a mesma, por exemplo, ela aborda diversas estratégias sobre como implementar um programa de educação a distância eficaz e motivador para os estudantes.

A professora Doutora Luciana avalia como fundamental para o ensino híbrido no Brasil.


Denise Oliveira


Dra. Luciana, ao longo dos seus 20 anos de trabalho.

Para saber mais sobre a professora Dra. Luciana Allan, acesse o LinkedIn e o site goo.gl/EUs967 .

Luciana Allan é Professora Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/ USP, Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, redatora dos PCNs em Ação e PCNs + Conceitos Estruturantes para o MEC, idealizadora da Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras apoiadas pelas tecnologias digitais, autora do Guia Crescer em Rede, financiado pela Fundação Odebrecht e do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

É Diretora Técnica do Instituto Crescer, onde há 20 anos coordena projetos na área de Educação, muitos deles voltados à formação de professores para adoção de tecnologias digitais nas estratégias de ensino e aprendizagem. Escreve um blog na Revista Exame e artigos para várias publicações, especialmente na área de educação.

O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto EDP, CPFL Energia, Energisa, FTD Educação e Itaú Unibanco.

ARTIGOS:

Por uma educação mais humanizada

Feliz Dia do Professor(a) aos LX Designers da Nova Educação!

Ao invés de um "novo normal", um "normal melhor" para educação

Como a tecnologia pode ajudar nossas escolas a vencer o Coronavírus?


Anterior

Programa de Pós-graduação em Educação está com processo seletivo aberto para novas turmas de mestrado e doutorado

Próximo

COFEM defende voto auditável

Deixe seu comentário