Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Próxima ação de testagem será em pacientes acamados
-
Foto: Lana C Pinheiro - Pessoas que não são atendidas via SUS, nas unidades de saúde de Concórdia, precisarão fazer o agendamento. As demais serão contatadas pelas equipes de cada posto
Pessoas que não são atendidas via SUS, nas unidades de saúde de Concórdia, precisarão fazer o agendamento. As demais serão contatadas pelas equipes de cada posto
Depois das testagens da Covid-19 serem realizadas por dois sábados consecutivos, em pacientes com comorbidades, a Secretaria de Saúde fará agora a testagens de outro grupo prioritário, que são os pacientes acamados. Esta etapa será realizada até o fim de agosto. As unidades de saúde têm uma relação de pacientes, que já são atendidos via SUS, na unidade mais próxima de sua residência. Estes serão contatados pelas equipes, que irão informar o horário da visita, para a realização do teste.
Já os pacientes que também estão de cama, por conta de alguma patologia ou debilidade, que não são assistidos pelos programas das unidades de saúde, terão que fazer o cadastramento para a testagem. Dessa forma, os familiares terão até o próximo dia 19, para entrarem em contato com alguma das unidades de saúde de município, para passar os dados cadastrais e solicitar o atendimento. O objetivo é chegar em todos os pacientes que não conseguem acessar as unidades de saúde do município.
A aplicação de testes rápidos faz parte do Plano de Ação de enfrentamento à Covid-19, que está sendo executado pela Secretaria Municipal de Saúde. A testagem em massa está sendo importante ferramenta no combate ao coronavírus, pois favorece um tratamento precoce e o isolamento das pessoas que são positivadas, reduzindo as demandas na estrutura hospitalar. Concórdia já testou aproximadamente 18,5 mil pessoas, atingindo quase 25% de sua população.
Texto: Edila Souza
Foto: Lana C Pinheiro
Lana Correa Pinheiro
Jornalista - SECOM
Deixe seu comentário