Procon fará mutirão virtual de renegociação de dívidas
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Lana Correa Pinheiro / Jornalista - SECOM - O objetivo do mutirão é ajudar quem precisa reequilibrar o orçamento
O objetivo do mutirão é ajudar quem precisa reequilibrar o orçamento
Entre os dias 15 e 31 de março, os Procons de todo o Brasil promovem um mutirão on-line de renegociação de dívidas. A ação ocorre juntamente com ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. Ainda de acordo com as informações, o Procon de Concórdia, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (ProconBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Fenabram), as instituições financeiras vão oferecer condições especiais para as negociações que ocorrem através da plataforma.
A ação tem como objetivo a tentativa de reestabelecer o equilíbrio do orçamento familiar, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas e buscar soluções para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira, por exemplo.
De acordo com o Chefe do Procon de Concórdia, Leonir Vargas, o mutirão é uma grande chance para os consumidores negociarem suas dívidas e saírem do vermelho. Ele aconselha que antes de aderir ao mutirão de negociação, o consumidor deve avaliar sua condição financeira. "O ideal é que o consumidor avalie qual o valor de parcela pode assumir para a quitação de suas dívidas. O importante é não comprometer um valor maior do que o sua renda pode suportar".
COMO PARTICIPAR?
Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro no site: (https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1615817168570) onde receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Lana Correa Pinheiro / Jornalista - SECOM
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