Prefeita de Zortéa comemora resultado de Boletim Covid-19, zerado número de monitorados, casos suspeitos e ativos
Também busca solução para melhorar abastecimento de água potável, tratada e distribuída no município, apesar da estiagem e diminuição no nível dos poços artesiano
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Prefeita de Zortéa. Rosane Antunes Pires Infeld amenizando e solucionando problemas herdadas, principalmente, de falta de água. /Também busca solução para melhorar abastecimento de água potável, tratada e distribuída no município, apesar da estiagem e diminuição no nível dos poços artesiano
A Reportagem de O TEMPO jornal de fato esteve na Prefeitura de Zortéa (SC), no gabinete do Executivo Municipal, sendo o gerente geral deste Semanário, Enio Azevedo, recebido pela atuante prefeita Rosane Antunes Pires Infeld, terça-feira, 24 de agosto.
A entrevista foi exclusive e com o objetivo de obter a informação e passar ao conhecimento dos leitores e cidadãos zorteenses e quem mais se interessar pelo assunto.
Conforme a Prefeita, tiveram a grata satisfação de segunda-feira, 23 de agosto, em receber um Boletim sobre Covid-19 que esta zerado em Zortéa os monitorados, casos suspeitos e ativos. O que significa uma grande vitória para o Município que vem trabalhando incansavelmente principalmente com a equipe da saúde, para que esses números e dados chegassem a essa realidade.
"É uma alegria e agradeço primeiro a Deus, por estar passando por essa fase, até porque as aulas estão para retornar 100%, consequentemente, as atividades começam a voltar, caso os números começarem a aumentar preocupa, porém, com o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Saúde comprometida esta tudo zerado, não apenas os ativos, mas também os suspeitos e monitorados", informa a Prefeita.
Prossegue ela, pedindo a população que continue se cuide, pois tem uma nova variante Delta que esta vindo por aí, sendo que tem municípios aumentando os casos, a qual é muito contagiosa, transmite muito mais fácil, sugerindo e orientando que permaneçam seguindo à risca com o protocolo de cuidados: sem aglomeração, usando álcool gel e fazendo a higienização das mãos, máscara, até porque a vida não tem preço, ou seja, é única. O cuidado deve ser redobrado, para nossa e a saúde dos outros.
Existe todo um cuidado no trabalho que inicia pela higienização do posto de saúde, transporte não usando de toda a sua capacidade- dentro de uma logistica preventiva, o que acaba gerando um custo maior, porém, vale apena tais procedimentos. A equipe de trabalho é reduzida, com poucos técnicos funcionários, mas todos se desdobrando.
"Agradeço muito de coração a cada um que se empenhou e se empenha dando o seu melhor para que tudo aconteça da melhor maneira possível", assim feliz se manifesta a Prefeita.
Quanto a situação da água potável, tratada e distribuída aos munícipes, tomaram certo folego após ter colocado um filtro, pois estão aproveitando o poço com água um pouco turva, fizeram uma mini estação de água e amenizou o problema.
Nesse último final de semana perceberam nas partes altas do município resultou na falta de água, pois o consumo é grande e os poços vem diminuído muito o nível. Estamos vivendo um período crítico na questão da água, então pedem que usem com consciência, sem esbanjar, até porque o nível dos poços diminuindo não se consegue suprir a demanda do município.
Na segunda-feira, 23 de agosto receberam a licença para um poço profundo, apesar de terem perfurado um com 60 a 70 metros e deu água, porém, se a água não fosse boa e continuassem perfurando poderia contaminar o lençol. Então depois da perfuração fizeram analises e falta a última para receber o resultado e constatar se é potável, pois as primeiras deu como sendo água boa, então será usado este poço. Quanto a outra licença recebida na segunda-feira para perfurar o poço profundo, devendo na próxima semana a empresa voltar ao Município para prestar tais serviços.
Conforme a Prefeita, sabe que esse processo é demorado tendo de fazer toda a parte de análise de água, encamisamento do poço, colocar rede e bomba. Quanto ao reservatório de 500 mil litros, na corrente semana vem os recursos da deputada federal Caroline De Toni de R$ 350 mil, o que vai ajudar amenizar um pouco.
Estão percebendo como os poços estão diminuindo, deve deixar eles descansar, porém, não se tem reservatório para isto. A solução é investir em reservatório dando condições dos poços trabalharem 12 horas e descarem 12 horas.
Em virtude do que se fala, os poços artesianos devem ter esses cuidados, caso não der um intervalo, podem secar, pois só tirar acaba gerando outro problema.
"Temos muito a aprender nas questão da utilização da água, sendo o reúso da mesma é uma das saída, oportunizado por calha captando a água da chuva e destinar em caixas para ser usada na limpeza da casa, carros, moto e muito mais", faz uma reflexão e sugestão a Prefeita. Sugere, inclusive, a água da máquina de lavar roupa pode reutilizar. A consciência vai desde o banho ao escovar os dentes, não desperdiçando água. Se todos adotarem boas práticas, gera uma grande economia.
Não vai aguentar ter uma água potável, como se tem no Zortéa, a qual é especial, colocar ela numa caixa d'água e é utilizada pela casa como um todo, pois é quase uma água mineral sendo usada para lavar a calçada, por isto, seria uma boa captar água da chuva para tanto.
Será feito um trabalho de conscientização nas escolas, com isto, elas serão os agentes de formação de opinião com uma nova consciência que possibilitem a mudança de hábito.
"Estamos num período que não podemos se dar a esse luxo de desperdiçar, lavando tudo que se vê pela frente, utilizando água de modo irracional. Por isto e muito mais, vamos zelar pela água enquanto tem, pois se deixar secar a torneira não tem como solucionar um problema premeditado. Mesmo que perfuremos um poço profundo, deve-se tomar consciência que cada ano se tem menos água potável para ser utilizada. Prova disto são as estiagens e depois de 91 anos ela volta assolar o país e mundialmente", resumiu a Prefeita Rosane.
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário