logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

Aprovado requerimentos, provas e uso da palavra livre

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Aldo Azevedo / jornalista de formação/Uma sessão contou com a presença das representantes do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRP de Capinzal, como advogadas Marina Schena Lanhi e Daniele Schena Lanhi (coordenadora do núcleo).


A 39ª sessão plenária ordinária de outubro-feira, 19 de outubro, às 18h30, realizada na Câmara de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no Plenário Edgar Lancini, presidida por Rafael Edgar Tonial.

A mesa diretora é assim composta: presidente Rafael Edgar Tonial (PP), vice-presidente Alexsandro Thomaz de Vargas (PODE), 1º secretário Jairo Hofmann (PP) e 2ª secretária Dalva Luiza Dalcortivo (MDB). Demais vereadores: líder de governo Almir João Gotardo (MDB), Enio José Paggi (PP), Gilmar Jr. da Silveira (PL), Tiago de Oliveira Luz (PDT) e Valmor de Vargas (PSDB).

Leitura, aprovação e assinatura da Ata da 38ª Sessão Ordinária de 2021, realizada no dia 13 de outubro de 2021. Leitura dos ofícios expedidos e recebidos.

ORDEM DO DIA:

Projeto de Resolução nº 0003/2021, de autoria da Mesa Diretora, o qual altera e acrescenta dispositivos da Resolução nº 04, de 07 de dezembro de 2005, que processo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal.

As chamadas ordinárias e extraordinárias, bem como as reuniões de Comissões no âmbito do Poder Legislativo, podem ser realizadas de forma online ou através de aplicativos de vídeo chamada. Expediente do Dia: 30 (trinta) minutos; Ordem do Dia: 1h15min (uma hora e 15 quinze) minutos; Moções, requerimentos, recursos: 30 (trinta) minutos; Palavra Livre e uso da Tribuna: 1h12min (uma hora e doze minutos).

REQUERIMENTOS sendo cada um de autoria de Jairo Luiz Hoffmann, Enio JOSÉ Paggi e de Gilmar Junior da Silveira, solicitando licença das funções de vereança para tratar de assuntos particulares.

PROJETO DE LEI Nº 0023, DE 08 DE SETEMBRO DE 2021 - autoria dp Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito suplementar suplementar no valor de R $ 638.050,00. Aprovado por unanimidade.

REQUERIMENTO nº 0033/2021 de autoria de Gilmar Junior da Silveira ao DEINFRA - Superintendência Regional do Meio Oeste, a fim de que promova tapa buracos da SC 150 que liga Capinzal a Piratuba, e limpeza das caneletas (valas) que liga Capinzal Joaçaba. Aprovado por unanimidade.

Expediente dos vereadores, indicações de referências:

- Jairo Luiz Hoffmann: Colocação de tachões na Rua Fiorindo Luvison, Loteamento João Evangelista Parizzotto, próximo à residência do Sr. Hélio Perreira Duarte.

- Gilmar Junior da Silveira: Rodizio do plantão 24 horas para atendimento dos munícipes entre as farmácias de nosso município.

- Enio José Paggi: Inclusão da disciplina de educação financeira e empreendedorismo no currículo da rede municipal de ensino, com o intuito de desenvolver nos estudantes a capacidade de planejar, tomar boas decisões e conduzir na administração dos recursos familiares promovendo, de forma transversal, o desenvolvimento e o empreendedorismo. Justificativa: O projeto visa, por meio de conteúdos práticos, lúdicos e interativos, instruir as novas gerações sobre as práticas com as quais se deparar no futuro. Se as crianças aprenderem desde o período escolar a ter um olhar empreendedor e desenvolver uma educação financeira garantida já deve uma melhor reflexão sobre a importância de administrar bem os recursos próprios e os recursos familiares.

- Jairo Luiz Hoffmann: Reparos e ajustes com ajuste no calçamento das Ruas Luiz Gonzaga Betim e João Ferrari, no Loteamento Lar e Imóvel a

Nas CONSIDERAÇÕES FINAIS os vereadores usaram da Palavra Livre:

- Alexsandro Thomaz de Vargas: Que seja melhor planejado quando interromper o livre trânsito na estrada em construção da SC-150 ao distrito de Alto Alegre, dando condições de livre trânsito por outros trajetos, pois acabam indo pela Rua Ernesto Hachmann perdem muito tempo devido o maquinário trabalhando na menciona via pública.

- Gilmar Junior da Silveira: Quanto a disciplina de educação e empreendedorismo no currículo da rede municipal de ensino, em 2017 tinha feito a mesma indicação de Enio José Paggi, projeto po´rem, foi com de lei.

- Jairo Luiz Hoffmann: Voltou a falar sobre as creches, sendo que em 2020 aprovaram dotação orçamentária para a ampliação do Pinguinho de Gente. Quanto a Creche do Loteamento Verdes Campos, pois falta de recursos por parte do Governo Federal, então mandará ofícios aos senadores Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello, para conduzido em termos de verba para tanto.

- Almir João Gotardo: Disse que ele e a vereadora Dalva fizeram vários pedidos ao deputado Titon, sendo que o prefeito viajou para Florianópolis para ver com o parlamentar o que é possível para Capinzal em termos de recursos, podendo ser para a educação.

- Tiago de Oliveira Luz: Foi obtido quanto a pouca durabilidade na benfeitoria das estradas de chão batido, então na próxima sessão irá sugerir a Prefeitura de Capinzal que siga o exemplo de Campos Novos em que as estradas estão começando o agulhamento, que mantem por mais tempo a qualidade e a trafegabilidade das vias, fornecendo mais segurança e uma manutenção menos constante e de menor custo para o município. Agulhamento é a bica corrida, mistura de pós de brita com resíduo de asfalto.

- Valmor de Vargas: Informou ter atendido seus pedidos de redutores de velocidade e solicitou outros, devido a cobranças de moradores de certas vias públicas.

- Enio José Paggi: Que Capinzal faça o mesmo que o Governo do Estado, valorizando o melhor quadro funcional, principalmente da educação.

- Dalva Luiza Dalcortivo: Parabenizou desportistas que foram a Florianópolis e conquistaram o 3º lugar e no mês passado trouxe o 1º lugar no estado do RS, para tanto, a Fundação Municipal de Esportes vem proporcionando condições para tanto. Espera que as escolinhas volte a trabalhar com várias modalidades esportivas, um exemplo do Handebol. A Prefeitura vem fazendo recapeamento de outras ruas, com emendas do deputado Titon.

- Rafael Edgar Tonial: Quanto a SC-150, sendo que o tapa buraco é feito de qualquer maneira, precisando ser de melhor qualidade, pois acaba sendo jogado fora do dinheiro público. É lamentável a situação da mencionada estrada, isto, com a sua vida útil ultrapassada.

Convocação dos Vereadores para Sessão Ordinária, no dia 26 de outubro de 2021, às 18h30min. Quanto a Rua Ernesto Hachmann, uma Prefeitura deve executar a empresa prestadora de serviços, pois vem problemas causando aos usuários e moradores no trajeto da mesma, devido a demora para sua conclusão.

A Sessão será aberta ao público obedecendo medidas de contingência de proliferação do Coronavírus Covid-19.

Texto jornalístico

Aldo Azevedo / jornalista



Anterior

Prefeitura de Capinzal assina ordem de serviço para uma perfuração de poço artesiano

Próximo

Deputada Paulinha se reúne com direção da Acats para aprimorar PL do vinho

Deixe seu comentário