logo RCN

LIGEIRINHO - Recado da comunidade

DATAS DAS ELEIÇÕES - 1º turno: 15/11/2020 (domingo) e 2º turno: 29/11/2020 (domingo), se houver.  

VOTAR - Conforme Google tendo como fonte: Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. O voto não é obrigatório para os analfabetos, os maiores de 70 anos, nem para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Quando o eleitor completa 18 anos, o voto passa a ser obrigatório.

JORNALISMO - Este Semanário tentou fazer entrevista com os pré-candidatos de Capinzal a Prefeito, sendo que dois concordaram e um alegou que o jurídico orientou que não. Com isto, foi desmarcado com os que seriam entrevistados. Nesta Semana dos três, novamente um deles descartou a possibilidade. Respeitamos a opção de não conceder entrevistas e questionamentos, apesar que se prontificamos de ir entrevistar ou vir até a redação. No entanto, deixamos em aberto a possibilidade de entrevistá-lo em outra oportunidade, desde que venha a concordar em conceder que façamos as perguntas para obter as respostas.

PERMITIDO - Senhores e Senhoras candidatados, a legislação eleitoral permite colocar a sua propaganda de candidatura ao pleito eleitoral em jornal impresso. A informação é a alma do conhecimento. O dito horário eleitoral "gratuito", de uma maneira ou de outra é pago. Não seja pão duro ou mão de vaca, porém, não disperdesse dinheiro, e sim, faça algo acontecer dentro da formalidade. Os anos irão passar e ficará o registro no jornal se você foi ou não candidato, porém, não deixe passar em branco a sua candidatura.

PERGUNTAS - Coligação "CAPINZAL AINDA MELHOR", tendo como candidatos na chapa majoritária prefeito a reeleição Nilvo Dorini (MDB) e a vice-prefeita, também a reeleição Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio (PL). Coligação composta MDB - PL - PSDB - PSD e SOLIDARIEDADE.

Coligação "GOVERNO PRESENTE": COMPROMISSO E TRABALHO POR VOCÊ, tem como candidatos na chapa majoritária os candidatos a prefeito Kelvis Borges (PP) e a vice-prefeito Israel Boniek Gonçalves (PDT). Coligação composta pelos PROGRESSISTAS (PP), PDT, PODEMOS e DEM.

Coligação "Juntos por um novo Capinzal - RENOVAÇÃO - Amigos do Povo", tem como candidatos na chapa majoritária a prefeito Bruno Michel Favero (Republicanos) e pré-candidato a vice-prefeito Flavio Mattos (Republicanos).

PRIMEIRA ENTREVISTA SENDO AS PERGUNTAS: O que lhe credencia e levou a ser candidato a reeleição ou lançar sua candidatura? 2) Qual o motivo de optar pelo (a) vice-prefeito (a) nesta reeleição ou eleição? 3) Como foi possível formar tal coligação ou chapa pura? http://otempodefato.com.br/artigos/o-tempo-jornal-de-fato-se-informando-e-levando-conhecimento-aos-capinzalenses-1.2264596

SEGUNDA ENTREVISTA SENDO AS PERGUNTAS: 1) Qual é bandeira da Coligação contida no Plano de Trabalho? Justifique? 2) O centro da cidade tem uma infraestrutura pública antiga, ou seja, ruas e calçadas estreitas, falta acessibilidade, já a cidade alta possibilita crescimento e desenvolvimento. Pretende ou não planejar o progresso para a cidade alta, onde tem grandes empresas instaladas? Como assim? 3) Como vê hoje Capinzal e que espera inovar caso for eleito? http://otempodefato.com.br/artigos/entrevistas-com-os-candidatos-da-chapa-majorit%C3%A1ria-de-capinzal-1.2267505

TERCEIRA ENTREVISTA SENDO AS PERGUNTAS: 1) Temos quase uma FORÇA TAREFA para ajudar os imigrantes, sendo um BEM NECESSÁRIO. Enquanto capinzalenses de nascença, uns vivem na miséria, o que é público e notório, caso for eleito o QUE PRETENDE FAZER para dar perspectiva de vida aos mesmos? 2) Um dos maiores problemas de Capinzal que se arrasta por anos, é a PRECARIEDADE da SC-150, com a sua vida útil ultrapassada. Se eleito for, o que pretende fazer de imediato para evitar tragédias e sequelas profundas aos usuários da referida estrada diante do descaso e situação vergonhosa que se encontra há décadas? 3) Sabe-se que a verdadeira indústria sem chaminé é o turismo, que gera renda e trabalho. Capinzal tem pontos turísticos urbano e rural para tanto, sendo necessário um CALENDÁRIO DE EVENTOS para atrair turistas da região e além disto. Pretende ou não incentivar o planejamento turístico? Justifique? 4) RECEBEMOS DE UMA INTERNAUTA O SEGUINTE: As lixeiras e o lixo estão em todas as ruas da cidade. É insuportável ver essa nojeira... É preciso urgente ter um olhar sobre a cidade!!! Talvez a mais suja da região!!! É vergonhoso!!! PERGUNTO: O que fazer quanto aos galhos, móveis, eletrodomésticos e o lixo propriamente dito de iniciativa partindo da Prefeitura? http://otempodefato.com.br/artigos/entrevistas-jornalisticas-elei%C3%A7%C3%A3o-2020-em-capinzal-sc-1.2269072

Para saber quem possibilitou as entrevistas, quais foram as perguntas e respostas, acesse o site do jornal: http://otempodefato.com.br/

AFINAL, O QUE É UM BOM CANDIDATO?

Fonte: Pixabay

Não é incomum que no dia da votação, muitas pessoas ainda não saibam em quem votar. Com tantas opções, como saber discernir sobre o que é ou não um bom candidato? Para que você não seja uma das pessoas que chega às urnas sem a certeza do seu voto, vamos dar algumas dicas para que você saiba identificar o candidato ideal.

1) ANTES DE CONHECER OS CANDIDATOS, VOCÊ PRECISA SE CONHECER

O candidato ideal e aquele que se encaixa no que você pensa ser o melhor para o país, que está alinhado com os seus valores e com as realizações que você considera mais importante. Para você, qual é o caminho correto para que o Brasil se torne um país melhor? O processo de autoconhecimento é imprescindível nas eleições, pois como saber quais são as melhores propostas sem definir o que é mais importante para você?

Antes de começar a pesquisar os candidatos, pare e pense?

a) Qual o meu posicionamento ideológico?

Como o conjunto de coisas que eu defendo se encaixa no espectro ideológico? Eu tenho posicionamentos de esquerda, direita ou centrais? Se você tem posicionamentos mais alinhados à direita política, não faz muito sentido você pesquisar os candidatos daqueles partidos que estão à esquerda no espectro ideológico, não é mesmo? Sabendo definir esse primeiro critério, você já pode cortar da sua lista de opções uma infinidade de candidatos.

Caso tenha dúvidas sobre como funciona o espectro ideológico, confira a trilha de conteúdos que o Politize! preparou sobre isso! E, abaixo, você pode baixar um eBook dos partidos políticos, com sua história e posicionamentos ideológicos.

b) O que é mais importante para mim?

Você prioriza investimentos em saúde ou educação? Quais pautas ocupam lugar de destaque entre as suas preocupações? Muitos candidatos definem as áreas de atuação que são suas respectivas prioridades e que, portanto, será onde buscarão mudanças caso sejam eleitos. É por isso que, antes de escolher seu candidato, você deve fazer o mesmo. Há aqueles candidatos que estão preocupados em melhorar a transparência e a gestão pública, os que são destaque em direitos humanos e defesa de minorias sociais, os que buscam maior independência econômica em relação ao Estado? Defina o que é mais importante e você poderá, novamente, excluir uma série de opções da sua lista.

Contudo, lembre de se atentar ainda para pautas que sejam boas para a maioria da população, não apenas para um pequeno grupo de pessoas. Afinal, os políticos eleitos irão governar para todos, não apenas para aqueles que o elegeram.

c) Que tipo de comportamento esperar de um candidato?

Quão ético precisa ser um candidato para que você considere votar nele? Sabemos que a resposta ideal e 100%, ou deveria ser. Infelizmente, ainda é comum que pessoas votem em candidatos investigados ou até condenados por algum crime, muitos deles crimes eleitorais. Lembre-se que seu candidato deve ser um reflexo de você. Portanto, reflita bem sobre o tipo de postura que você considera importante que alguém, e até você mesmo, apresente. Vale a pena confiar algo tão importante como o voto em alguém que não cumpre esse requisito?

2) O PASSO A PASSO PARA ESCOLHER UM BOM CANDIDATO

Depois que você passar pelo processo de autoconhecimento, identificando o que em um candidato é mais importante, podemos passar para os próximos passos - saber como identificar o candidato ideal. Para isso, existe uma série de critérios e ferramentas que facilitarão a sua vida. São eles?

1) Conhecer o histórico do seu candidato, refletindo sobre como o passado dele e um indício de como será sua futura gestão.

2) Conhecer o partido e a coligação do seu candidato, entendendo o poder que a legenda tem sobre o trabalho dos políticos eleitos.

3) Compreender as atribuições do cargo, as propostas e a afinidade de pensamento do seu candidato, entendendo como esses três quesitos te ajudam a analisar as promessas feitas durante a campanha. https://www.politize.com.br/bom-candidato-o-que-e/

Fontes: TSE; Congresso em foco; TSE - escola eleitoral. Publicado em 15 de fevereiro de 2018.

DECIDIR - Para dar o seu voto de confiança, pesquisamos e estamos ajudando a optar pelo bom candidato, seja da chapa majoritária ou proporcional. A decisão cabe a você, porém, procuramos dar um rumo enquanto reflexão, a qual servirá para o bem da coletividade, isto, sem paixão partidária, e sim, decidindo pela pessoa em si, no seu modo de agir e de pensar, inclusive, quem está junto.

DÚVIDA - Parece que pararam os roubos e furtos, inclusive, a onda de drogas ilícitas. Tomará que seja isto mesmo, pois a apropriação indébita geralmente tem um receptor, já as substâncias químicas não devem estar chegando via área, pois sequer aeroporto tem, porém, a malha viária é extensa.


PEC da eleição direta começa a tramitar Anterior

PEC da eleição direta começa a tramitar

Secretaria da Agricultura anuncia a liberação de retirada e comércio de ostras em todo o Estado Próximo

Secretaria da Agricultura anuncia a liberação de retirada e comércio de ostras em todo o Estado

Deixe seu comentário