logo RCN
Coronavírus em SC:

Lacen e rede de cooperação ultrapassam 110 mil exames realizados

  • Foto: Fabrício Escandiuzzi / SES - Lacen e rede de cooperação ultrapassam 110 mil exames realizados

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), em Florianópolis, atingiu a marca de 111 mil exames de RT-PCR para detecção da Covid-19, realizados pelo SUS, nesta segunda quinzena de agosto. 

Para a conquista do expressivo número, foi realizada uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia e com o Hemosc. O Lacen recebe em média duas mil amostras por dia para a realização de exames.

A capacidade de testagem do Lacen de Florianópolis também aumentou nesta semana com o início do uso de um equipamento para a extração do RNA viral na amostra de nasofaringe. Essa é uma das etapas do processo para detecção da Covid-19 considerada determinante para o diagnóstico. O equipamento foi fornecido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio Manguinhos), unidade da Fundação Oswaldo Cruz.

O tempo de liberação dos resultados dos exames de RT-PCR voltou ao prazo médio de três dias, sendo que os casos prioritários são liberados de forma mais rápida. No boletim desta terça-feira, 18, 1,8 mil exames aguardavam pelo resultado.

"Somente nos primeiros 10 dias do mês de agosto foram feitos 17 mil exames. Essa agilidade é devido ao esforço de toda equipe de colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos profissionais voluntários que trabalham desde março", explica Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, diretora do Lacen.

Foto: Fabrício Escandiuzzi / SES

Gabriela Ressel / Assessoria de Comunicação / Secretaria de Estado de Saúde


Governador Carlos Moisés destaca importância do diálogo em encontro com novo presidente da Fecam Anterior

Governador Carlos Moisés destaca importância do diálogo em encontro com novo presidente da Fecam

Dr. Vicente manifesta preocupação com impactos nas exportações de frango Próximo

Dr. Vicente manifesta preocupação com impactos nas exportações de frango

Deixe seu comentário