Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Indicação sugere à Prefeitura força tarefa para auxiliar na agricultura, já que o decreto de situação de emergência por si só não traz a solução
-
Precisamos de ações concretas e apoio nesse momento em que mais necessitamos - Vereadores eleitos pela considerada oposição, sendo Tiago De Oliveira Luz (PDT), Jairo Hoffmann (PP), Enio José Paggi (PP) e Alexsandro Thomaz de Vargas (PODE), com o vereador reeleito Rafael Edgar Tonial (PP).
Precisamos de ações concretas e apoio nesse momento em que mais necessitamos
A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), terça-feira, 1º de dezembro, presidida por Renato Marcelo Markus (PDT), ocorreu com a discussão, aprovação e assinatura da Ata nº3.076, de 2020, referente à Sessão Plenária do dia 24/11/2020. Leitura dos ofícios expedidos e recebidos.
Deu entrada na Casa e seguiu para leitura: Projeto de Lei nº 27, de 2020, prorroga, excepcionalmente, o prazo de validade do Processo Seletivo originado pelo Edital nº 039, de 21 de novembro de 2018.
Discussão, votação e aprovação:
- Projeto de Lei nº 25, de 2020, estimado a Receita e fixa a Despesa do Município de Capinzal para o exercício de 2021.
- Projeto de Lei nº 26, de 2020, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 937.788,40, no orçamento vigente, para cobertura de despesas com ações e serviços de saúde pública e para a aquisição de medicamentos, para a assistência à população.
- Projeto de Decreto Legislativo nº 3, de 2020, de autoria dos vereadores Alcidir Afonso Coronetti e Lucas Antonio Dorini, subscrito pelos veradores Renato Marcelo Markus, Gilmar Junior da Silveira, Valmor de Vargas e Carlos Adriano Zocoli, que concede o Título de Cidadão Honorário de Capinzal ao Deputado Federal Celso Maldaner.
Expediente dos Vereadores, sendo indicações, sendo estes apenas que se inscreveram apara tanto:
- Kelvis Borges (PP): Ao Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente seja realizada uma força tarefa para auxiliar na agricultura, focando o produtor de leite com o fornecimento de silagem pré-secada para compensar parte das perdas sofridas com a estiagem, sendo que não há mais pastagens e consequentemente a queda na produção, dificultando ainda mais a situação pra essa classe rural do nosso Município.
Justificativa: Os produtores de leite de nosso Município que tiram da produção do leite a sua principal fonte de renda estão clamando por ajuda, a falta de chuva prejudica o crescimento da pastagem e a produção vem caindo dia após dia, o alimento esta ficando escasso em quase todas as propriedades produtoras de leite. A falta de alimento devido estiagem esta gerando uma serie de preocupações aos produtores que submetem ao Município solicitando auxilio. O decreto de situação de emergência por si só não traz a solução, precisamos de ações concretas e apoio nesse momento em que mais necessitamos. É essa a reivindicação que estamos recebendo dos produtores, que a administração pública auxilie na compra dessa pastagem pré-secada para suprir parte dessa necessidade. O preço do leite está em patamares históricos, mas a estiagem combinada com a alta nos preços dos insumos representam prejuízos aos produtores.
- Rafael Edgar Tonial (PP): Ao Poder Executivo, para que seja instalado um redutor de velocidade (lombada) na Rua Emilio Barison, nas proximidades da Mecânica do Amaral.
Justificativa: Visa oferecer segurança e mais tranquilidade aos moradores, principalmente os que residem na Rua supracitada, visto que certos condutores de veículos e motociclistas não respeitam os limites de velocidades, e isso esta gerando grande preocupação para as famílias e pedestres que circulam pela Rua devido risco iminente de acidente. O vereador Rafael foi procurado pela população onde solicitam uma atenção especial por parte da administração quanto ao caso.
Conforme artigo 149 do Regimento Interno, não haverá Palavra Livre.
Convocação dos Vereadores para Sessão Plenária, no dia 8 de dezembro de 2020, às 18h30min.
A Sessão será aberta ao público respeitando os critérios de distanciamento social, conforme medidas de contingência de proliferação do Coronavírus Covid-19.
Os Vereadores será que não tem pedidos da população para reivindicar à Prefeitura, já que apenas dois o fizeram. Apesar de que uma das principais funções é fiscalizar a aplicação do dinheiro público, levando em conta serem os verdadeiros representantes do povo.
Texto jornalístico
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário