logo RCN

DEPUTADO BERLANDA RECEBE REITORES DE UNIVERSIDADES DO SISTEMA ACAFE EM REUNIÃO VIRTUAL

  • Foto de arquivo da Bancada do Oeste, antes da pandemia. - Reunião Acafe.


style="width: 50%;" data-filename="retriever">

Foto de arquivo da Bancada do Oeste, antes da pandemia./Reunião Acafe.


O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nilso Berlanda (PL), esteve reunido virtualmente com os 16 reitores do Sistema Acafe - Associação Catarinense das Fundações Educacionais, uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as fundações educacionais criadas em Santa Catarina por lei dos poderes públicos estaduais e municipais.

O presidente da Acafe, reitor da UNOESC - Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina, Aristides Cimadon, liderou a reunião que teve como objetivo apresentar os projetos de extensão e comunitários desenvolvidos nas universidades e centros universitários e que agora tem um novo projeto para atender à população catarinense. Na pauta ainda o UNIEDU, programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que agrega diferentes programas de bolsa de estudos fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.

"As universidades do Sistema Acafe têm realizado, há muitos anos, um trabalho de excelência em educação, pesquisa e projetos comunitários para atender aos catarinenses. E eu posso falar com conhecimento de causa, pois fui aluno de graduação da UNC - Universidade do Contestado, no Campus de Curitibanos. Como deputado, vamos apoiar o Sistema no que for necessário para que continue a garantir educação de qualidade para os catarinenses", declara o deputado Berlanda.

Para o presidente do Sistema Acafe, o reitor da UNOESC, Aristides Cimadon, a parceria com o poder legislativo é fundamental para a Instituição. "É importante fazermos esta interlocução com a Assembleia Legislativa, especialmente com o vice-presidente da Casa, deputado Berlanda. Assim como a Alesc, nós do Sistema Acafe também temos uma grande parcela de responsabilidade com os catarinenses, no que diz respeito à educação e ao atendimento que realizamos nas mais diversas áreas como nos projetos comunitários e de pesquisa. Precisamos ainda, reafirmar o Uniedu como política pública", afirma Cimadon.

Universidades e Centros Universitários que compõem o Sistema Acafe:

Católica, FURB, UDESC, UnC, UNESC, UNIARP, UNIBAVE, UNIDAVI, UNIFEBE, UNIPLAC, UNISUL, UNIVALI,

UNIVILLE, UNOCHAPECÓ, UNOESC e USJ.

ACAFE em números:

16 Instituições

53 Cidades atendidas

142.293 Alunos de graduação e pós-graduação

50.107 Alunos beneficiados com Bolsa de Estudo

8.968 Professores

5.924 Funcionários

925 Cursos de Graduação

554 Cursos de Pós-graduação

188 Empresas incubadoras

1.282 Grupos institucionais de Pesquisa

4.694 Projetos de Pesquisa Científica

R$ 65 milhões de investimentos anuais em pesquisa

437.251 Atendimentos nas áreas da saúde, educação, jurídica e tecnológica às comunidades

BANCADA DO OESTE INTENSIFICA TRABALHOS

A Bancada do Oeste tem intensificado os trabalhos em razão da crise de saúde no Estado. O vice-presidente da Assembleia Legislativa e integrante da Bancada do Oeste, deputado Nilso Berlanda (PL), afirma que os parlamentares representantes da Região não têm medido esforços para atender as demandas da população.

"O Oeste de Santa Catarina tem sofrido muito com a disseminação rápida dessa nova onda do Coronavírus. A população precisa de respostas rápidas para que seja possível salvar vidas. Estamos nos empenhando para garantir que as pessoas sejam atendidas, cobrando do Estado as condições para enfrentar o problema, especialmente na ativação de novos leitos de UTI e compra de respiradores. É preciso ainda a união da iniciativa privada e pública. Estamos vivendo um momento muito difícil, não só na saúde, como na economia. As coisas precisam caminhar juntas. Sem saúde e sem trabalho, não há como sobreviver. Há que se buscar um equilíbrio", afirma o deputado Berlanda.

A Bancada do Oeste foi criada no início desta legislatura sendo composta por 16 dos 40 parlamentares, inclusive com o presidente da Casa como integrante. O objetivo é trabalhar, de forma unida, defendendo as prioridades da região, especialmente em relação à infraestrutura, como estradas e aeroportos, hospitais, agronegócio, entre outros temas que são comuns na pauta dos parlamentares que integram a Bancada.

Josiane Ribas Lanzarin / Assessora de Comunicação Deputado Berlanda

Fotos da reunião Acafe.

Foto de arquivo da Bancada do Oeste, antes da pandemia.


FAB realiza operação para preparação e fomento do Aeroporto de Joaçaba Anterior

FAB realiza operação para preparação e fomento do Aeroporto de Joaçaba

Todos com um mesmo objetivo Próximo

Todos com um mesmo objetivo

Deixe seu comentário