logo RCN

Defensoria Pública terá sala para atendimento ao público dentro da Alesc

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), e o defensor público-geral do Estado, Renan Soares de Souza, assinaram na manhã desta quarta-feira (18) um termo de cooperação para implantar o atendimento da Defensoria Pública Estadual (DPE) nas dependências do Parlamento catarinense. Trata-se de uma iniciativa inédita no país e visa facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade e hipossuficientes à assistência jurídica gratuita.

O presidente da Alesc classificou a assinatura do termo de cooperação como um dia histórico para Santa Catarina, atendendo ao princípio e à política de humanização do Parlamento catarinense. "O deputado e a defensoria têm o contato direto com o cidadão. Em algumas regiões, não há esse atendimento presencial da defensoria. Isso vai facilitar de forma bem prática a vida do catarinense", destaca Nadal.

Conforme o defensor público-geral do Estado, a defensoria somente atendia nos próprios núcleos e o funcionamento dentro da Alesc representará um ganho para a população catarinense. "Essa sala prestara os atendimentos como defesa da mulher vítima de violência doméstica, pedido de medicamentos, acessibilidade, entre outros. Os serviços serão prestados de forma gratuita para o cidadão que se enquadra nos requisitos de renda mínima", esclarece Souza.

O principal requisito para poder ser atendido pela defensoria pública é a renda familiar mensal não superior a três salários mínimos (atualmente em R$ 3,3 mil). Na Alesc, o ponto de atendimento será no Palácio Barriga Verde e funcionará em frente ao Observatório da Mulher. A expectativa da DPE é que o local entre em funcionamento já em setembro.

O ato de assinatura do termo de cooperação entre a Alesc e a Defensoria Pública aconteceu no gabinete da Presidência. Além do presidente da Assembleia e do defensor público-geral, participaram o representante da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc), Cássio Kury Lopes; a coordenadora do Núcleo de Promoção de Defesa dos Direitos da Mulher, Nudem Anne, e do chefe de Gabinete da Presidência da Alesc, André Luiz Bernardi.


Anterior

AMPLASC comemora 24 anos com ampliação da estrutura física da sede

Próximo

Deputados destacam participação de Nadal em reunião sobre rodovias

Deixe seu comentário